12 AGO 2015
Jovens de Eldorado do Sul participam de cerimônia de juramento à bandeira

A Junta Militar de Eldorado do Sul convocou os jovens da classe de 1997, 18 anos, para a Cerimônia de Juramento à Bandeira que ocorreu na sexta-feira (7), no Ginásio do Loteamento. Os 390 participantes da solenidade receberam o certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), além da dispensa do Serviço Militar obrigatório.

A Solenidade foi presidida pelo 2ª Tenente Nilton Camassola Varela a locução da cerimônia foi conduzida por Ricardo Marques, gestor do Cadastro Único em Eldorado do Sul, e que também realizou explicações acerca do significado do ato cívico-militar. Durante a solenidade, a servidora Clarissa Kocznykowski explicou sobre o significado da Bandeira Nacional.  O alistamento militar é um ato de civismo e patriotismo obrigatório no Brasil e a não realização do mesmo pode acarretar consequências como: não será permitido tomar posse em cargos públicos, tirar passaporte, ser matriculado em Universidades, entre outras situações que necessitem a apresentação do documento. A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar.

A ocasião contou com a presença do Vice-Prefeito Domingos Salvador, Delegado da 2ª Delegacia de Serviço Militar, o 2ª Tenente Nilton Camassola Varela, do Secretário da Junta Militar de Eldorado do Sul Luís Alberto Barbosa, e demais Secretários Municipais e servidores públicos. Os jovens, Edilson Granja, Christian Gonçalves e Lucas Mendes, representantes do agrupamento de dispensados do serviço militar, receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação das mãos do Vice- Prefeito Domingos Sávio Salvador, Rafael Furtado, representado o Secretário de Assistência Social e Trabalho e do Tenente Sr. Nilton Camassola Varela. Após o canto do Hino Nacional e retirada da Bandeira, houve a entrega dos certificados a todos os jovens presentes.