A cheia do Rio Jacuí e Lago Guaíba, afetam diretamente a cidade de Eldorado do Sul, nesta segunda-feira (12), o nível do Guaíba atingiu a marca histórica de 2m89cm, o maior nível em 74 anos, segundo o Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre, fator que contribui para que essa enchente seja considerada maior da história do município. O vento Sul ajudou a represar as águas do Guaíba, tornando ainda mais intensa a cheia nos Bairros Picada, Chácara, Vila da Paz e Cidade Verde, já o bairro Centro, Medianeira, Itaí e Sans Souci estão com parte das ruas alagadas.
O volume intenso de chuvas que atingiu Eldorado do Sul, na última semana, mobilizou as equipes de todas as Secretarias Municipais além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Voluntários, além de cidadãos que prestam o devido auxílio a toda comunidade dos bairros atingidos. O trabalho teve início desde o final da noite de sábado (10), quando a situação começou a se agravar.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Voluntários estão trabalhando, desde a noite de sábado (10), atendendo ocorrências e orientando a população impactada pelos alagamentos. A prioridade de atendimento é para o resgate de pessoas que estão correndo risco de vida em suas moradias.
Moradores em situação de emergência devem contatar a Defesa Civil pelo número e (51) 3481.3018 ou 8595.1460. Com a previsão de novos temporais, a equipe da Defesa Civil segue atuando com duas bases no Bairro Chácara, outra no Bairro Cidade Verde e a Central nas instalações do Corpo de Bombeiros Voluntários.
Desde o dia 10/10, já foram deslocados até o Ginásio do Loteamento, cerca de 250 pessoas. Os interessados em ajudar as famílias afetadas podem realizar doações como alimentos não perecíveis, água, roupas, colchões, fraldas infantis e geriátricas e produtos de limpeza e higiene pessoal. O ponto de recebimento das doações é na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, localizada na Avenida Emancipação, 599, das 8h às 20h.