O Prefeito de Eldorado do Sul Sérgio Munhoz, o Presidente da Câmara de Vereadores João Ferreira e o Vereador João Vieira estiveram nesta terça-feira, 13/10, reunidos com o Secretário-Chefe da Casa Civil Márcio Biolchi, o Tenente Coronel Alexandre Martins de Lima e o Major André Porto.
Durante o encontro, o Prefeito e os representantes do Legislativo solicitaram que o Decreto de Emergência, assinado no dia 11 de outubro, fosse homologado o mais breve possível pela Defesa Civil Estadual, reconhecendo assim a situação pelo qual o município passa devido a maior cheia que atinge Eldorado do Sul. Na oportunidade também foram apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pela cidade devido ao volume intenso de chuvas que alagou 8 bairros do município, afetando diretamente 20 mil pessoas.
Para receber recursos da União para ações de socorro, restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução e liberação de FGTS, é necessário que haja o reconhecimento da situação de emergência, que deve ocorrer primeiro pela Defesa Civil Estadual e, após, por meio de portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.