Na noite desta quarta-feira (14), por volta das 23h, um forte temporal com chuva, ventos fortes e granizo atingiu o município de Eldorado do Sul. Devido ao volume intenso de pedras de gelo, inúmeras casas sofreram estragos em sua estrutura. Os bairros mais atingidos e que tiveram diversas casas destelhadas foram o Distrito do Parque Eldorado e o Bairro Delta.
A Defesa Civil e servidores da Prefeitura estão em alerta e seguem atuando, desde o início da tempestade da noite de ontem. As equipes seguiram madrugada trabalhando no socorro aos casos mais urgentes na cidade. A Defesa Civil Municipal está atuando com duas equipes volantes, as quais estão realizando o trabalho de retirada das árvores e galhos que estão obstruindo as ruas. No entanto, devido a situação de emergência que a cidade passa, atender a todos os casos com agilidade necessária, se torna uma tarefa árdua, mas as equipes envolvidas buscam a todo tempo atender com extrema dedicação.
O Prefeito Municipal, Sérgio Munhoz, esteve presente durante toda a madrugada acompanhando pessoalmente e monitorando a situação. O Governo Municipal também solicitou apoio ao Governo do Estado para a obtenção de lonas para a distribuição aos moradores, os quais tiverem seus telhados destruídos O Ginásio do Loteamento também foi atingido pela chuva de granizo, causando o destelhamento de parte do telhado. No local há 250 famílias abrigadas, no entanto, a situação, já foi normalizada pela Prefeitura Municipal. A Administração Pública conta com a colaboração da comunidade, pois ocorre que mesmo com todas as medidas adotadas, não se esperava tamanha força da tempestade e intensidade da chuva.
Devido ao forte temporal, houve a queda de diversas árvores na cidade, situação que ocasionou a falta de energia elétrica em vários pontos e a impossibilidade de utilização da linha telefônica. Pelos problemas causados pelas chuvas, ocorre dificuldade para a comunicação com a cidade, inclusive de obtenção de informações mais precisas, pois muitos telefones estão sem contato, inclusive o Prédio da Prefeitura Municipal. No entanto, as equipes de telefonia e energia elétrica já estão trabalhando para regularizar a situação o mais breve possível.
O temporal que castiga o Rio Grande do Sul desde a noite da última quarta-feira só deve amenizar na sexta-feira (16), de acordo com a previsão da Climatempo. Ainda há riscos de ventania, granizo e grandes precipitações. Como o solo está úmido devido à sequência de dias chuvosos, há um alerta para alagamentos.
O telefone da Defesa Civil de Eldorado do Sul está à disposição 24h para auxílios e mais informações: 8595.1460 e 3481.3018 (somente nos casos de emergência). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SMAST) de Eldorado do Sul solicita doações para atender as famílias que tiveram as suas casas atingidas pela enchente. Entre os itens mais necessários estão alimentos, colchões, lençóis, travesseiros, cobertores e agora também há a necessidade de telhas e lonas. As doações devem ser entregues na SMAST, localizada na Avenida Emancipação, 599. As vítimas da enchente precisam da sua ajuda, vamos unir esforços nessa rede de solidariedade.