Na tarde desse domingo (18), em Eldorado do Sul, estiveram visitando as principias áreas atingidas pela enchente, que afeta a cidade desde o dia 10 de outubro, o Ministro do Trabalho e Desenvolvimento Social Miguel Rossetto, o Secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social Miki Breier, o Prefeito Municipal Sérgio Munhoz e o responsável pela Defesa Civil Estadual Coronel Feijó.
Durante a passagem do Ministro pela cidade de Eldorado do Sul, uma das preocupações do Prefeito Sérgio Munhoz foi ressaltar que o município, devido ao grande volume de chuva dos últimos dias, teve diversas vias públicas e regiões danificadas e também da importância do repasse de recursos por parte do Governo Federal para reconstrução dessas áreas afetadas. “ Uma das nossas preocupações é que a cidade ficou muito danificada. As vias foram totalmente afetados, precisamos muito do empenho da União para superarmos esse momento difícil que estamos passando”, destacou o Prefeito.
Uma das iniciativas realizadas pelo Ministério do Trabalho e Desenvolvimento Social com o intuito de beneficiar as vítimas da enchente foi a liberação para que os trabalhadores residentes nas áreas afetadas do valor de R$ 6220,00 do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. (FGTS).
O Ministro Miguel Rossetto ressaltou que, através do reconhecimento já realizado pela União da situação de emergência que Eldorado do Sul vivencia será possível agilizar ao máximo o repasse de recursos e a ampliação de apoio pelo Governo Federal. “Há um ambiente de cooperação total entre Município, Estado e União . Na medida em que houve o reconhecimento, podemos ampliar essa ajuda. Este é o momento do apoio emergencial para que possamos caminhar juntos e diminuir o sofrimento dessas famílias. Já definimos a antecipação do Bolsa Família para todas as famílias vinculadas ao programa, nos municípios com reconhecimento em situação de emergência, além da liberação do FGTS, esclareceu o Miguel Rossetto.
O Prefeito Sérgio Munhoz, juntamente com os secretários e vereadores municipais, levou a comitiva do Ministro até a base da Defesa Civil instalada no bairro Cidade Verde. No local, o Vice-Prefeito Municipal Domingos Sávio Salvador (Savinho) e o Coordenador da Defesa Civil Marco Aurélio Araújo relataram ao ministro sobre a rede de solidariedade que se formou na cidade, onde mesmo os que tiveram suas casas alagadas estão sendo solidário e trabalhando no acolhimento dessas pessoas.
De acordo com estimativa da Defesa Civil Municipal, cerca de 20 mil casas foram afetadas pelos alagamentos, há 3 mil pessoas que estão fora de suas casas, sendo que dessas 223 estão alojadas na estrutura do Ginásio da Escola Municipal David Riegel Neto. O número de famílias resgatadas das áreas alagadas não para de crescer se fazendo necessário, ainda mais, a ajuda de doações e cooperação do trabalho voluntário.