29 AGO 2016
Prepare-se! Contagem regressiva para o Festejo Farroupilha de Eldorado do Sul 2016

Quer saber mais sobre a programação do Festejo Farroupilha de Eldorado do Sul? Então acesse o site do evento e fique sabendo:http://www.eldoradofarroupilha.com.br/

----

O Festejo Farroupilha de Eldorado do Sul acontece no período de 09 a 20 de setembro e engloba uma série de eventos como a 28º Cavalgada de Eldorado do Sul, o Acampamento Farroupilha, o Festival Farroupilha Estudantil e o Desfile de Encerramento, que acontece em sua grande parte na Praça Fabrício Correa Borges, localizada ao lado da Câmara de Vereadores (Avenida Emancipação). O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul e conta com o apoio da Câmara de Vereadores, da Associação Vinte de Setembro e da Associação dos Piquetes de Eldorado do Sul.

Neste ano, a Prefeitura pretende bloquear a Rua Hermes Francisco dos Santos com o intuito de disponibilizar nesse espaço a Praça de Alimentação e também uma área destinada para a venda de produtos dos comerciantes da região.

O tema dos Festejos Farroupilhas de 2016, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense, será ‘República das Carretas’. A apresentação do tema, definido após deliberação realizada no dia 22 de outubro pela Comissão Estadual dos Festejos, foi realizada durante o 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado de 8 a 10 de janeiro em Bento Gonçalves, pelo presidente do IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Luis Vinicius Brum.

Principal data comemorativa do Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha é um período propício para a confraternização não apenas de gaúchos, mas também de todos os admiradores da cultura gauchesca. Quem passar pelo 22º Acampamento de Eldorado do Sul irá prestigiar uma programação diversificada como shows nativistas, mateadas, tertúlias, apresentações artísticas, palestras e oficinas com temas tradicionalistas. Todas as atividades que integram a programação são oportunizadas de forma gratuita para a comunidade.  Confira a programação inicial do Festejo Farroupilha de Eldorado do Sul:

·        09 de setembro (Sexta-feira): Saída da cavalgada

·        10 de setembro: Abertura do Festival Estudantil Farroupilha

·       13 de setembro (Terça-feira): Chegada dos cavalarianos com a chama crioula e abertura oficial do acampamento

·        20 de setembro (terça-feira): Desfile de encerramento com a presença das escolas municipais, escolas conveniadas, piquetes participantes do Acampamento Farroupilha, representantes do Executivo e Legislativo Municipal.

A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha que se comemora em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução do Brasil e que tinha como ideais: a liberdade, a igualdade e a humanidade.