24 JAN 2017
Bugios são aliados no combate à Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença que afeta tanto os humanos quanto os animais. Dentre os animais mais afetados está o bugio – único macaco existente em Eldorado do Sul –, devido a serem sensíveis ao vírus amarílico. A presença de bugios nas redondezas colabora com a saúde da população, pois através da identificação da mortalidade desse animal é que podemos detectar a existência do vírus em determinada região. Por isso, povo eldoradense, a preservação desses animais é importante para todos nós.

COMO AJUDAR?

Caso você ou um conhecido avistar algum bugio morto pela cidade, informar pelo telefone (51) 3499-1720 para que possamos investigar se a morte foi causada por alguma doença contagiosa para humanos ou não.

Confira abaixo na íntegra a nota emitida pela Secretaria Estadual de Saúde.

CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE

ESCLARECIMENTOS SOBRE FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença causada por um vírus Transmitido por mosquitos. Os mosquitos são reservatórios do vírus na natureza.

No Rio Grande do Sul (RS), o vírus é transmitido por Haemagogus leucocelaenus, espécie nativa, amplamente distribuída em ambientes silvestres.

A febre amarela é um doença que afeta os animais eo Homem, que tem em seu ciclo silvestre, os macacos como principais animais afetados. No RS existem 03 espécies de macacos: macaco-prego (Sapajus sp.), bugio-preto (Alouatta caraya) e bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans). As espécies de bugios são mais sensíveis ao vírus amarílico causan do grande mortalidade destes animais.

Todas as espécies de macacos são SENTINELAS da circulação do vírus causador da febre amarela, ou seja, a mortalidade destes animais (epizootias) pode indicar a presença do vírus em uma determinada região, fazendo com que se inicie a vacinação das pessoas antes que ocorram casos humanos da doença.

Cabe salientar que a última detecção do vírus causa dor da febre amarela no RS foi no ano de 2009, sendo que bugios desempenharam importante papel na detecção da circulação viral, antes do adoecimento das pessoas.

Portanto, a preservação dos macacos afeta diretamente na saúde da população.