06 FEV 2017
OBRAS PÚBLICAS
Prefeito Ernani e Amapeel planejam ações imediatas de prevenção às enchentes

O Prefeito Ernani Gonçalves se reuniu com representantes da AMAPEEL (Associação de Moradores Atingidos Pelas Enchentes de Eldorado do Sul), no dia 31 de janeiro, para informar os projetos que sua gestão trará a fim de combater os problemas que parte da cidade vem enfrentando a cada nova ameaça de enchente. Essa foi à primeira reunião formal entre a Associação e o Prefeito, sendo que, um encontro no fim do ano passado já havia sido realizado.

De acordo com o Prefeito, será realizada a revitalização da Avenida Lucas Espíndola (antiga Avenida A), onde serão trocados os canos velhos e pequenos por canos maiores de 1,20m de diâmetro nas duas vias, além de um sistema de macrodrenagem, transferindo as águas das chuvas para uma rede de captação. Algumas famílias serão realocadas em um prédio em outra área do município, dando assim espaço para fazer uma rua de contenção de cheias, na lateral do bairro Cidade Verde.

A construção de uma ponte de 100 metros na região localizada próxima a rádio, que fica na BR-290, sobre o rio Jacuí também está sendo estudada. A Prefeitura juntamente com as associações AMMP e AMAPEEL entrará com pedido na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), assim que sair o contrato aditivo de dois anos da Concepa, o qual encerra em julho de 2017. A limpeza dos canais obstruídos da região também foi tratada durante a reunião.

A AMAPEEL é uma associação de moradores que se formou após as enchentes de outubro de 2016 que castigaram boa parte da cidade de Eldorado do Sul. A organização é um espaço aberto à comunidade para debates, discussões e reivindicações de melhorias. Na reunião ainda estavam presentes seis membros da associação, entre eles, o presidente Anderson Mercante e o secretário de Obras e Viação do município, Hermeto Ramires.