22 AGO 2019
Fogo Simbólico da Pátria chega em Eldorado do Sul
A Chama da Pátria chegou na manhã desta quinta-feira (22) em Eldorado do Sul. A cerimônia aconteceu na Escola Medianeira, onde o prefeito Ernani Gonçalves recebeu o fogo simbólico das mãos de Cesar Cordeiro, representante da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN). A centelha de fogo ficará sob a guarda do Piquete Nacos do Rio Grande até 1° de setembro, data de início da Semana da Pátria.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária municipal de Educação, Ana Rita Poggetti, o Comando da Brigada Militar de Eldorado do Sul e o Corpo de Bombeiros Voluntários, além de diretores de departamentos da SMEC, professores e alunos da Escola Medianeira.

O início da 82ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria aconteceu no dia 17 de agosto no Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, em Osório, onde foi acesa a chama. De lá, cinco comitivas da LDN iniciaram a distribuição do fogo em todos os municípios do Estado. Neste ano, o tema nacional da Corrida é a Bandeira do Brasil, já o tema regional é o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937 no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas buscava por um símbolo que melhor representasse o calor patriótico do povo brasileiro. No ano seguinte, 1938, aconteceu a primeira Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento criado pela LDN e que em pouco tempo ganhou destaque nacional.