O Executivo Municipal compareceu ao Assentamento Apolônio de Carvalho, no Parque Eldorado, na manhã do dia 26 de agosto, para realização da vistoria e topografia do local escolhido para a implantação do sistema pioneiro em aquaponia. A ação é resultado do Projeto “Pescando o Futuro”, iniciava da Secretaria Municipal de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan), desde o ano de 2018.
A aquaponia é a combinação de dois outros sistemas: aquicultura (criação de peixes) e hidroponia (cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta), criando um sistema simbiótico, ou seja, as duas espécies contribuirão entre si. Enquanto, os peixes produzem o material orgânico natural para um ambiente favorável ao desenvolvimento das plantas, as plantas filtrarão a água que retorna ao tanque de peixes.
Compareceram à vistoria o Prefeito de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves, o Vice-prefeito, Ricardo Alves, o Secretário de Planejamento, Josimar Cardoso e o Secretário de Agricultura, Jorge Rossi, representando o Executivo; Ver. Fabio Leal, Secretário de Planejamento no início do Projeto Pescando o Futuro, em 2018, e o Ver. Claudiomiro Piazza (Cavalo), representando o poder Legislativo; Marlene Vieira, Gestora ambiental do projeto e Gilmar Tietboth, Superintendente Regional e Joceli Tozanatta, Chefe de desenvolvimento, representando o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Atualmente, a Secretaria de Planejamento aguarda o encaminhamento do projeto arquitetônico, que será realizado pela empresa Biocult, empresa especializada no ramo de aquaponia, para a conclusão do programa, prevista para o início do 1º semestre de 2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Ascom
Autor: Gabriela Mota Schell - Ascom