18 FEV 2014
Município de Eldorado do Sul anuncia licitação de uma linha hidroviária

O município de Eldorado do Sul, emancipado em 8 de junho de 1988, está localizado a apenas 12 km de Porto Alegre, com fácil acesso e confluência através da BR 116 e BR 290. Possui extensão territorial de 509,699 km² e uma população de 34.335 habitantes conforme o último censo realizado pelo IBGE (2010).

Com uma posição estratégica no cenário gaúcho, Eldorado do Sul vem se constituindo em um polo para instalação de empresas de diversos segmentos. O município tem atraído também empreendimentos no setor imobiliário, pois alia as facilidades decorrentes de sua proximidade com a Capital a fatores como tranquilidade, qualidade de vida e baixos índices de violência.

Além desta posição logística, está próximo do Polo Naval de Charqueadas, e no caminho do Porto de Rio Grande. Tendo ligação ainda com o Rio Jacuí e banhado pelo Rio Guaíba, integrando um modal hidroviário. Neste sentido, a Administração Municipal solicitou para a Metroplan a abertura de um processo licitatório para concessão de uma linha hidroviária entre o município e a Capital.

Na década de 30, antes da construção da Ponte sobre o Rio Guaíba, a região à margem direita do Rio Guaíba passou a servir de balneário turístico à população de Porto Alegre e de porto para os Barcos que iam para a Capital, como meio de transporte. Por volta de 1960, a área passou a ser habitada por colonizadores de origem alemã, que deram à localidade o nome de Balneário Sans Souci, hoje bairro Sans Souci.

A ideia com a construção desta linha hidroviária é reativar a antiga hidrovia que existia interligando Porto Alegre a Sans Souci, resgatando este vínculo histórico da população com a orla do Guaíba. Antigamente o deslocamento através da hidrovia era muito utilizado, mas com a construção da ponte do rio guaíba esse hábito acabou se perdendo. Neste viés, no mês de janeiro o prefeito Sérgio Munhoz assinou um decreto que declara o Parque da Orla do Guaíba de utilidade pública e interesse social, conforme o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

A implantação desta linha hidroviária também vem de encontro com a necessidade atual de buscar alternativas para viabilizar a mobilidade urbana, onde será possível interligar os modais rodoviário, hidroviário e ferroviário. Esta ação possibilitará o deslocamento dos usuários com maior rapidez e comodidade entre os municípios da região metropolitana.

Outro fator relevante para a instalação desta linha hidroviária é a diminuição do fluxo de veículos particulares que circulam na BR 290, estima-se que com a implantação da linha serão transportados cerca de 30 mil passageiros por mês. Além de proporcionar o desenvolvimento do turismo no município e na região metropolitana.