Após denúncia recebida, a Secretaria Municipal de Saúde, através do seu Departamento de Vigilância em Saúde, esteve presente, nesta segunda-feira, 04/01, em um terreno de propriedade privada, localizado no Bairro Chácara.
Em razão desta denúncia,os agentes de combate de endemias foram averiguar a real situação, onde se deparam com aproximadamente 225 pneus todos jogados a céu aberto. O depósito de pneus vinha acumulando água, servindo como um iminente criadouro do mosquito Aedes aegypti. A fim de combater o desenvolvimento de qualquer tipo de mosquito, os agentes realizaram a aplicação de um larvicida para exterminar a possibilidade de desenvolvimento de possíveis larvas.
A Prefeitura de Eldorado do Sul já entrou em contato com o proprietário do terreno, onde solicitou que todos os pneus sejam retirados do local num prazo máximo de até 10 dias. Caso o pedido não seja atendido, o Executivo Municipal irá autuar o proprietário através da aplicação de multa e demais medidas legais. Participaram da ação dois agentes de endemias, a Bióloga responsável Alessandra Lemos e o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Jorge Rossi.
A Prefeitura pede a colaboração da população e orienta a não descartar pneus usados a céu aberto e também não queimá-los. Infelizmente, mesmo com a atuação da Prefeitura, algumas pessoas, em ato criminoso, descartam pneus velhos em terrenos baldios e colocam em risco não só a natureza, mas também a saúde pública, contribuindo com o surgimento de focos para a proliferação de doenças.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAM - desenvolve o Projeto Florescer a fim de fomentar a consciência ambiental, incentivando a população a participar do cuidado com os espaços públicos, plantando flores em pneus reutilizados como suporte para o plantio de flores e árvores para posterior colocação como atrativo em canteiros, praças e outros locais de uso comum na cidade.
O descarte ambientalmente correto dos pneus inservíveis está previsto no artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010. Este artigo versa sobre a Logística Reversa, onde resíduos como os pneus devem ser entregues aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Os consumidores deverão efetuar a devolução de seus pneus após o uso aos comerciantes ou distribuidores destes produtos, estes por sua vez deverão efetuar a devolução aos fabricantes ou aos importadores que darão a destinação ambientalmente adequada a estes pneus.
Ao perceber algum possível foco de água parada que possa contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, faça a sua denúncia através do site: www.rscontraaedes.ufrgs.br