25 JUL 2016
Secretaria de Saúde promove Mutirão de Coleta Pré-Câncer em Eldorado do Sul

Acontece, no sábado dia 30 de julho, das 08h30min às 11h e das 13h30min às 16h, o mutirão de coleta Pré-Câncer (Papanicolau) no Posto de Saúde da Sans Souci e Progresso, para os moradores dos bairros Sol Nascente, Sans Souci e Progresso, zona de atendimento das duas ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) organizadoras do evento. As mulheres deverão levar cartão do SUS e documento com foto para realizar o exame. A vigilância epidemiológica também participará da ação, fazendo testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos demais bairros também disponibilizam o exame, necessitando agendamento prévio, apresentação de cartão do SUS e documento foto. O mutirão visa aumentar a captação das mulheres para o atendimento, principalmente para as que trabalham e que cuidam da casa e dos filhos e que não podem comparecer nos postos de saúde durante a semana.

O exame preventivo do Câncer de Colo Do Útero (Papanicolau ou CP) é a principal estratégia para detectar lesões pré-malignas e fazer o diagnóstico da doença. Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo Papiloma Vírus (HPV), o Papanicolau indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. O exame é gratuito e indolor, causando geralmente um leve desconforto. O mutirão de coleta pré-câncer é uma ação da Prefeitura Municipal por meio de sua Secretaria de Saúde.

*Notícia autorizada pela Justiça Eleitoral.