28 AGO 2018
Chama da Pátria chega a Eldorado do Sul
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), na E.M.E.F. Luiza Maria Binfaré, a chegada da Chama da Pátria em Eldorado do Sul.  A chama chegou a cidade por integrantes da Associação de Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Estado do Rio Grande do Sul – AVEAPE-RS, responsáveis pela 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O Prefeito Municipal, Ernani Gonçalves, recebeu das mãos do Veterano Weber o fogo simbólico.

A centelha do fogo simbólico da Pátria ficará sob a guarda do CTG Porteira da Tradição até o dia 01 de setembro, dando início as comemorações alusivas a Semana da Pátria de 2018 na cidade. Estiveram presentes na cerimônia, a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Ana Rita Norte Poggetti, o presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Gelson Antunes, além de, diretores de departamentos da SMEC, professores e alunos da escola.

O Fogo Simbólico
Cumprindo a missão de difundir os valores cívico-patrióticos, a Liga de Defesa Nacional – Núcleo Rio Grande do Sul, promove este ano a 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, levando a chama aos municípios e difundindo os festejos em comemoração à data magna do Brasil.

Neste ano, o símbolo pátrio tem como tema nacional “A vida do Marechal Cândido Rondon” e no Estado, a homenagem é ao centenário do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul que tem o título de patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro.

A corrida do Fogo Simbólico da Pátria é uma prática cultural que marcava o início das comemorações da Semana da Pátria em Porto Alegre. Em 1938 a Liga de Defesa Nacional institucionalizou a Corrida como uma de suas principais atividades, onde em pouco tempo ganhou um caráter patriótico com destaque nacional e extrapolou as fronteiras, sendo considerada a maior corrida do mundo. Desde então, a Corrida do Fogo Simbólico vem sendo aproveitada para difundir temas de interesse da sociedade, porque o fogo representa o saber e o conhecimento.