03 JUL 2021
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Vacina vencida em Eldorado do Sul? Nem Pensar!
A Prefeitura de Eldorado do Sul, através da sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem a público informar que não aplicou nenhuma dose vencida da vacina contra a Covid-19.
Vacina vencida em Eldorado do Sul? Nem Pensar!

O jornal Folha de São Paulo publicou matéria, na sexta-feira (02), denunciando que, conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca, fora da validade, teriam sido aplicadas em 1.532 municípios.

No exato momento, em que recebeu a notícia, a Secretaria Municipal de Saúde foi investigar e confirmou:  todas as doses foram aplicadas dentro da validade.

Recebemos, em Eldorado do Sul o lote 4120Z005, que venceria em abril, mas todas as doses desse lote foram aplicadas ainda em fevereiro.

“A Administração Municipal reitera seu compromisso com a qualidade da vacinação contra a Covid-19. Nossa equipe é muito atenta e dedicada”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Juliana Carvalho.

Abaixo, segue nota conjunta do Conass e Conasems:

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) vêm a público esclarecer que:

✅ Todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados;

✅ não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados;

✅ o número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações;

✅ a ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira;

✅ por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade.
Fonte: Assessoria de Comunicação-ASCOM
Autor: Olívia Falcão