27 OUT 2021
Fundação Iberê lança um aplicativo totalmente voltado para o público infantil

Na próxima sexta, 29, a Fundação Iberê lança um aplicativo totalmente voltado para o público infantil sobre a obra de Iberê Camargo. Tendo como guia o gato Martim, Iberê para Crianças apresenta ferramentas de interação, reflexão e conteúdo pedagógico sobre o universo da pintura, do desenho, da gravura e de processos de criação em artes visuais a partir da obra do artista gaúcho. Sua criação foi baseada nos conjuntos de suas obras mais célebres, que incluem os Carretéis, os Ciclistas, as Idiotas e os Manequins.

O evento contará com a participação de dezesseis alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da EMEF David Riegel Neto, de Eldorado do Sul. Gustavo Possamai, responsável pelo Acervo da Fundação Iberê, idealizou e coordena o projeto, contribuindo com os raros produtos digitais brasileiros que apresentam arte para o público infantil. Sem a pretensão de substituir a leitura ou a visita às exposições, o aplicativo pode ser um instrumento de apoio para pais, professores e cuidadores que desejam introduzir as crianças no campo das artes.

Fábio Zimbres assina as ilustrações. Paulistano radicado em Porto Alegre, Zimbres conheceu a obra de Iberê por meio da grande amizade com Eduardo Haesbaert e Gelson Radaelli, com quem criou a Casa do Desenhouma experiência coletiva de desenho a seis mãos que resultou em várias exposições.

A produção de conteúdo envolveu a equipe do Educativo da Fundação. A versão para computador (beta) foi realizada em parceria com a Dell Technologies. “Acreditamos que a tecnologia tem, cada vez mais, um papel de inclusão social. E a partir dessa parceria com a Fundação Iberê, reforçamos esse propósito, ao permitir que crianças tenham acesso a obras do artista e a conteúdos pedagógicos sobre o universo das artes", comenta Diego Puerta, líder da Dell Technologies Brasil. A iniciativa foi liderada por Gustavo Federizzi e contou com os desenvolvedores Fabrício Montenegro, Fernando Dalpiaz, Francielle Castilhos, Jeferson Golfetto, Lucas Gullaci e Luiz Henrique Minozzo Alexandretti.

A Dell participou da iniciativa por meio de convite da Tecnopuc, e as empresas de games Painful Smile e Mr. Dev Studio, comandadas por Bruno Pilgrim e por Guilherme Heckel, respectivamente, desenvolveram o aplicativo para tablets e celulares, com programação de Leandro Michel e desenho de som especialmente criado por Lair Raupp. A versão para computador pode ser acessada através do site da Fundação Iberê (http://crianca.iberecamargo.org.br/). Já o aplicativo para tablets e celulares estará disponível em breve, gratuitamente, na loja da Google Play.

O gato Martim

Adotado por Iberê e Maria Coussirat Camargo, Martim vivia na rua, mas era tratado como filho do casal, como lembra o artista Eduardo Haesbaert: “Comecei a trabalhar diariamente com Iberê, no ateliê da Nonoai, e estabelecemos uma troca: ele me passava material e conhecimento e eu, a mão de obra, preparando matrizes, gravando com mordentes e fazendo edições. Logo veio o primeiro convite para jantar após a jornada de trabalho. Ao entrar na sala de jantar, reparei a mesa redonda com quatro lugares. Não sabia de quem era o quarto lugar. Sentamos eu, dona Maria e Iberê. Quando fomos servidos com um perfumado peixe, saltou na cadeira um gato que se apoiou com as duas patas dianteiras em volta do prato colocado especialmente para ele. Iberê fez uma saudação e o gato respondeu com um rosnado e miado forte. Parecia que os dois se entendiam muito bem”.

A Fundação Iberê tem o patrocínio de OleoPlan, Grupo Gerdau, Itaú, Grupo GPS, CMPC Brasil, Vero Banrisul, Lojas Renner, Sulgás, Renner Coatings, Unifertil e Dufrio, e apoio de Ventos do Sul Energia, Dell Technologies, DLL Group, Grupo Imobi, Golden Lake Multiplan, Laghetto Hoteis, Nardoni Nasi e Isend, com realização e financiamento da Secretaria Estadual de Cultura/ Pró-Cultura RS e da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Fonte: Fundação Iberê Camargo
Autor: Fundação Iberê Camargo