06 ABR 2011
LICITAÇÕES
Comitê de Prevenção a Violência realiza a 1ª Reunião Plenária de 2011

No dia 31 de março de 2011, os membros do Comitê Municipal de Prevenção da Violência estiveram reunidos na Câmara Municipal para a 1ª Reunião Plenária de 2011. A atividade foi conduzida pela Mesa Diretora do Comitê, composta pelo Presidente João Moura, pelo Vice-Presidente Deocleciano Fernandes e pela 2ª Secretária Raimunda Pilastro, e teve como pauta a retomada dos projetos em desenvolvimento pelo Programa de Prevenção da Violência.

Entre os tópicos abordados, o grupo compartilhou informações a respeito da construção da quadra poliesportiva do Parque Eldorado, em execução, os encaminhamentos para a construção da Unidade Básica de Saúde no Bairro Centro Novo, além dos Programas Saúde na Escola, Primeira Infância Melhor, Escola Aberta, entre outros.

O Programa foi instituído no município em junho de 2009, e está sendo desenvolvido através da ação do Grupo Técnico Gestor Municipal – GTGM, que é composto por servidores de diversas Secretarias. O GTGM integra o Comitê Municipal de Prevenção da Violência, cuja missão é colaborar e acompanhar a execução das ações.

Saiba Mais sobre o PPV

Após a elaboração do Diagnóstico Situacional e de sua apresentação em Audiência Pública, realizada no mês de dezembro/2009, e em diversas reuniões com a comunidade organizadas junto às escolas, abrangendo todos os bairros e distritos da cidade, o Comitê dedica-se à estruturação do Plano de Ações que serão implementadas no Município, paralelamente à construção da Unidade Básica de Saúde, no Bairro Centro Novo, e do Ginásio Poliesportivo, no Distrito do Parque Eldorado.

O Plano de Ações aprovado pelo Comitê Municipal contempla a criação da Campanha Criança Segura/Cidade Segura, Programa Infância Melhor, Programa Saúde na Escola, Reestruturação do Programa de Educação no Trânsito, ampliação do Programa Escola Aberta. Após finalizado, o planejamento deverá ser apresentado oficialmente em audiência pública a ser agendada nas próximas semanas.

Além do GTGM, participam do Comitê representante das seguintes entidades:

- Câmara Municipal

- Conselho Tutelar

- APAE

- ABCEPAKES

- Conselho Municipal de Educação

- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

- Associação Amigos da Criança Eldoradense

- Polícia Civil

- Associação dos Moradores do Parque Eldorado

- Rotary Club Parque Eldorado

- Direção da Escola Municipal – Octávio Gomes Duarte

- Grupo de Escoteiros

- Conselho Municipal de Saúde

- Escola La Hire Guerra

- Grupo Esperança e Amizade

- Rotary Club Eldorado do Sul

- Acidesul

- Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul

- Escola Roseli Correa

Eldorado do Sul foi convidado pelo Governo do Estado a participar do Programa de Prevenção a Violência, por figurar na 47ª posição dos municípios que apresentam os maiores índices de violência por causas externas. O objetivo é formar uma rede composta também por entidades e representações da sociedade civil, para a definição de regiões prioritárias e do plano de ações.