De 21 a 25 de novembro, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) recebeu em sua sede, alunos, crianças, jovens e idosos que participaram de palestras, oficinas e atividades culturais com a temática da Semana da Consciência Negra.
A ação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho e Secretaria de Educação e teve como principal objetivo fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira. O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares.
De segunda a sexta-feira, foram realizadas diversas palestras, além de vídeos para as crianças, oficinas de violão, tutoriais e a história do turbante, confecção de bonecas, cultura hip hop e muito mais. A programação alusiva a Semana da Consciência negra ocorreu em parceria com a Biblioteca Pública Municipal e o Telecentro e contou com a participação das escolas municipais.
“É com grande alegria que encerramos com chave de ouro a intensa programação alusiva a Semana da Consciência Negra de Eldorado do Sul, que encerrou hoje, sexta (25), na Biblioteca Pública Municipal (...). Todos deram um show de interatividade e participação, demonstrando interesse nas atividades lúdicas educacionais e culturas que foram apresentadas, onde o que prevaleceu e a palavra que mais citada, foi: RESPEITO!” Declarou Malu Viana, uma das palestrantes do evento.