24 OUT 2023
DEFESA CIVIL
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Eldorado do Sul enfrentou uma das maiores enchentes de sua história
Leandro Leopoldo - Ascom.
As cheias que iniciaram no dia 06 de setembro afetaram grande parte dos moradores do Município.
Devido ao forte volume de chuva que atingiu Eldorado do Sul e ao transbordamento do rio Jacuí e do Guaíba, a água subiu rapidamente e diversos bairros da cidade foram alagados durante o mês de setembro. A última grande enchente no Município foi em 2015.

Bairros como Picada, Vila da Paz, Cidade Verde, Chácara, Itaí, Sans Souci e Progresso foram os mais afetados. A Defesa Civil Municipal acompanhou atentamente o nível de elevação das águas nos diversos pontos da cidade e prestou apoio incondicional a todos atingidos. Ações como a distribuição de paletes, tijolos, cestas básicas e kits de higiene foram realizadas.

Mais de 300 pessoas precisaram deixar as suas residências e tiveram de ser abrigadas no Centro Esportivo Luis Antônio Fontoura dos Santos - Ginásio do Loteamento (R. Antônio Mariante, nº 646-712) e no Ginásio Eliseu Quinhones (Av. Emancipação, nº 668-484). Os ginásios, disponibilizados pela Prefeitura Municipal, através da sua Secretária de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (SMEC) ofereceram, além do abrigo, refeições diárias para as famílias que lá estavam.

Vale ressaltar que, no dia 27 de setembro, o Exército Brasileiro disponibilizou equipes e veículos para o enfrentamento às enchentes. Já no dia 28 de setembro, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite esteve no Município e prestou apoio à comunidade atingida pelas cheias. Acompanhado do então Prefeito em Exercício e atual Vice-Prefeito, Ricardo Alves e pelo Coordenador da Defesa Civil, João Ferreira, a comitiva verificou os alagamentos e estragos deixados pelas chuvas na cidade. Por fim, no dia 06 de outubro, a Diretora do Foro da Comarca de Eldorado do Sul, Juíza Gisele Bergozza Santa Catarina, a convite da Procuradoria-Geral do Município visitou os bairros Sans Souci, Picada, Vila da Paz, Cidade Verde e também esteve na Prefeitura visitando a sala de doações da Defesa Civil Municipal. Na ocasião, a Dra. Gisele estava acompanhada pelo esposo, Dr. Franco Bertuzzi, Juiz Titular da 1ª Vara Judicial de Portão/RS.

Além disso, o Executivo Municipal, em conjunto com o Governo Federal e Estadual promoveu a liberação do Saque Calamidade do FGTS e aderiu ao programa “Volta Por Cima”, para as pessoas afetadas pelas enchentes. Atualmente, a Defesa Civil segue em alerta acompanhando os níveis das águas e prestando todo o apoio necessário aos moradores.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Ascom.
Autor: Leandro Leopoldo - Ascom.
24/10/2023
Enchente Eldorado Set 2023