02 DEZ 2022
FAZENDA
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
A Cidade de Eldorado do Sul recebeu o selo Diamante do Radar Nacional de Transparência Pública
Eldorado do Sul começou o mês de dezembro com uma importante conquista: foi destaque, entre as cidades do Rio Grande do Sul com maior índice de transparência das contas públicas. No ranking geral, a cidade eldoradense ficou na 8º colocação com índice de transparência de 96,38%, de acordo com o Programa Nacional de Transparência Pública, divulgado em 29 de novembro, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, posição que conferiu a cidade recebeu o selo Diamante do Radar Nacional de Transparência Pública.

O indicador analisa os portais da transparência de todos os 497 municípios do Estado e avalia se as prefeituras fornecem dados relativos à transparência administrativa e financeira de forma atualizada e também se facilitam o acesso à informação. A classificação de destaque só foi possível graças aos esforços realizados pela Procuradoria Jurídica, pela Secretaria Municipal da Fazenda e pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio que capacitou aos servidores públicos para manter o Portal da Transparência da Prefeitura atualizado, acessível e dentro do exigido pela legislação federal, municipal e pelos órgãos reguladores.

“O trabalho da Procuradoria Geral dirigida pela Procuradora, Maria Ângela Junqueira, da Secretaria de Administração e Patrimônio (SMAD) dirigida pelo Secretário de Administração, Rodrigo Silveira e a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) dirigida pela Secretária da Fazenda Sheila Oruoski. Fazem com que as informações sejam oferecidas e publicadas com presteza e qualidade o que resultou nesse prêmio ao nosso Município”, salienta o Vice-Prefeito, Ricardo Alves.

A apuração está presente no relatório do Radar Nacional de Transparência Pública, considerado o maior repositório de informações deste tipo do país e que foi implementado, a partir de um esforço conjunto dos Tribunais de Contas e de outras instituições públicas, que analisaram dados de sites de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais para publicar o ranking dos mais transparentes. Outras 64 instituições receberam o Selo Ouro e 33 ficaram com o selo Prata.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ascom
Autor: Taphne Moura - Ascom