A dengue é uma doença febril aguda, transmitida a partir da picada do mosquito de espécie 𝐴𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑎𝑒𝑔𝑦𝑝𝑡𝑖. Os locais mais propensos a proliferação do mosquito são depósitos de água parada, independentemente do tamanho dos recipientes, ambiente favorável à reprodução do mosquito.
Seus principais sintomas são: febre alta, dores de cabeça (principalmente atrás dos olhos), dores musculares e nas juntas, falta de apetite, fraqueza, náuseas e vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, hemorragias generalizadas, na boca, nariz, fezes, urina (em caso de dengue hemorrágica).
Caso apresente tais sintomas, procure orientação médica. Não tome remédios sem prescrição médica, hidrate-se, fique em repouso e retorne ao médico, imediatamente, caso haja sangramentos, dores de barriga, sonolência ou agitação.
O 𝐴𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑎𝑒𝑔𝑦𝑝𝑡𝑖 é um mosquito relativamente menor que a espécie comum no Brasil, conhecido por picar durante o dia. Para evitar a proliferação do 𝐴𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑎𝑒𝑔𝑦𝑝𝑡𝑖, é necessário: Evitar deixar água limpa parada, lavar os pratos de vasos de plantas ou preenchê-los com areia de três em três dias, manter pneus velhos em locais cobertos ou furá-los para que não haja o acúmulo de água, virar garrafas vazias com o gargalo para baixo, amassar e furar latas e recipientes plásticos antes do descarte, mantenha o lixo em sacos plásticos e lixeiras e caixas d’água bem fechadas.