A Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul promoveu, nos dias 02 e 03 de agosto, a capacitação de um grupo de servidores das Secretarias da Fazenda, Planejamento e Meio Ambiente através de um “Workshop” ministrado pela administradora Patrícia Moraes, consultora do SEBRAE/RS, sobre a possibilidade de implantação da REDESIM no município.
A REDESIM é um sistema integrado entre o Estado, município e o Sebrae para agilizar a abertura de empresas. A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
A cidade teria como benefícios uma base de dados centralizada e compartilhada, o incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas, a redução do custo operacional das partes envolvidas e o maior desenvolvimento do município. Já para o empreendedor, os benefícios seriam a entrada única de dados cadastrais e documentos, a redução do tempo para registro e legalização de empresas, a extinção da duplicidade de exigências, a redução da burocracia através da modernização da gestão municipal e durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.