18 MAR 2016
Audiência Pública da SMAM apresenta Plano Municipal de Gestão Integrada de resíduos sólidos

Na última quarta-feira (16), foi realizada a Audiência Pública na Câmara de Vereadores em Eldorado do Sul, para tratar sobre a apresentação do diagnóstico técnico do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. O plano visa diminuir a poluição e a degradação ambiental, além de reduzir os custos da coleta de lixo em nossa cidade.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito de Eldorado do Sul Sérgio Munhoz, o Vice-Prefeito, Domingos Sávio Salvador (Savinho), o Secretário do Meio Ambiente José Saraiva, o Secretário da Saúde Rogério Dias, o Secretário de Planejamento Adelar Rodrigues, o Secretário de Obras e Viação, José Cênio, o Diretor do Meio Ambiente, Valério Anderson, o Vereador Rogério Munhoz representante da Câmara de Vereadores e demais membros da comunidade.

A palestra foi proferida pela Química Industrial, Simone Beatris Schneider, para a análise e apresentação do projeto de coleta de resíduos sólidos, no qual foi realizado pela empresa Lógica Gestão Ambiental Inteligente. Atualmente, Eldorado do Sul possui a coleta de resíduos, transporte, destinação de resíduos gerados nos Postos de Saúde (classe A e B), como também, a coleta de lixo convencional (doméstico).

Durante a primeira etapa da Audiência Pública, foi apresentado o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no Município de Eldorado do Sul, com intuito de conhecer a situação atual dos mesmos, para então avaliar a necessidade de melhorias e propor um novo modelo de gestão de resíduos sólidos e disponibilizar informações concretizadas de forma a propor planejamentos e tomadas de ações integradas.

Na segunda etapa do plano serão apresentados os prognósticos, onde irão verificar as lixeiras adequadas para armazenamento dos resíduos secos, orgânicos, papéis, vidros, metal e etc. A análise crítica dos dados diagnosticados e prognosticados permite verificar o comportamento e as “tendências da gestão dos resíduos” em seus principais aspectos.

Cabe ressaltar que, a Audiência pública é uma ferramenta de controle social, onde a comunidade é inserida no processo para ciência dos planos de ação do governo municipal e dessa forma, terá participação ativa nos diagnósticos apresentados nas reuniões. Nesse sentido, o município possui conselhos instituídos que possuem representatividade não governamental.

A Política Nacional do Meio Ambiente situa um novo panorama sobre o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos no Brasil, trazendo o planejamento como uma ação primordial, onde juntos, administração pública e sociedade definem as ações e metas que devem ser abordadas para todos os tipos de resíduos gerados no município.

Com isso, é preciso informar, sensibilizar e mobilizar toda a sociedade para a importância da mudança de atitude e de comportamento, para que a gestão dos resíduos possa seguir o fluxo definido pela Política de não geração, de redução, de reutilização, de reciclagem, de tratamento e de disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

De acordo com o Prefeito de Eldorado do Sul Sérgio Munhoz: “Esse é o nosso desafio, e uma das formas de vencer essa luta é conscientizar à sociedade. Se cada um fizer a sua parte, a nossa Eldorado terá um aspecto e um ambiente muito melhor para se viver.”

Para acessar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS - Acesse