24 MAI 2016
Carga de carreta gera fumaça tóxica em depósito do DETRAN

Uma carreta apreendida em rodovia pela Polícia Rodoviária Federal e detida no depósito do DETRAN de Eldorado do Sul, entrou em combustão espontânea devido às condições das substâncias da carga, primariamente identificadas como o amontoamento de carvão, o que facilitou a queima. A estabilização do material começou nesta segunda feira (23) em torno dàs 14h, com a ação do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) de Eldorado do Sul.

Na sexta feira (20), devido a reclamações em redes sociais referentes ao forte mau cheiro vindo do depósito, a Secretaria de Meio Ambiente verificou o local e encontrou grande emissão de fumaça.

Foi solicitado apoio a CBV, e o responsável, Coordenador Araújo, prontamente tomou frente do caso e iniciou o processo de resfriamento do material. Segundo Valério, Diretor de Meio Ambiente, no primeiro momento da operação já foram gastos mais de 32.000,00 (Trinta e Dois Mil) litros de água. Houve forte emissão de gases, identificados como oriundos de enxofre, desde o início da queima.

Está programado para a manhã desta terça feira (24) o término do resfriamento e controle dos focos, bem como a remoção dos resíduos. A FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) foi solicitada para que ajudasse na remoção. Houve apoio também do Corpo de Bombeiros de Guaíba.

O Diretor Valério solicitou que o responsável pelo DETRAN registrasse B.O. do caso.