01 MAR 2018
Febre amarela: vigilância em saúde realiza ação no Parque Eldorado
No último sábado (24), nove profissionais da vigilância em saúde estiveram no Distrito do Parque Eldorado. O trabalho realizado foi dividido em um espaço montado na parte central do distrito e no deslocamento de um ônibus pelas ruas do bairro. Os agentes fizeram o trabalho de distribuição de folders, além de orientar a comunidade sobre a febre amarela. Além disso, também visitaram alguns sítios localizados a margem de mata ciliar que é o lugar de refúgio dos bugios da região.

A febre amarela é uma doença que afeta tanto os humanos quanto os animais. Dentre os animais mais afetados está o bugio – único macaco existente em Eldorado do Sul –, devido a serem sensíveis ao vírus amarílico. A presença de bugios nas redondezas colabora com a saúde da população, pois através da identificação da mortalidade desse animal é que podemos detectar a existência do vírus em determinada região. Por isso, a preservação desses animais é importante para todos nós.

Caso você ou um conhecido avistar algum bugio morto pela cidade, informar pelo telefone (51) 3499-1720 para que a Secretaria de Saúde possa investigar a causa da morte. A próxima parada da equipe de vigilância em saúde será no bairro Bom Retiro.

VACINAÇÃO

Quem já tomou uma dose da vacina contra a febre amarela, não precisa tomar novamente. Menores de nove meses, gestantes e mulheres que estão amamentando também não devem ser vacinadas. Já idosos e pacientes com doenças imunodepressoras (Câncer, HIV +, Lupus, entre outras) só devem ser vacinados conforme prescrição médica.