30 ABR 2015
SAÚDE
Profissionais de saúde são capacitados para realizar o teste rápido do HIV, sífilis e hepatite B e C

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, nesta quarta-feira (29). O evento contou com atividades teóricas e práticas no prédio da Vigilância Sanitária.

O objetivo é capacitar os profissionais para realização do teste rápido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que a população do município possa ter acesso a este serviço. A capacitação teve como público alvo os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. Nesta primeira turma, foram treinados 10 enfermeiros.

A meta, para este ano, é capacitar todos os profissionais de enfermagem atuantes nas UBS, com o intuito de expandir o atendimento para a comunidade.

Qualquer pessoa pode procurar a unidade para fazer o exame – basta apresentar um documento de identidade com foto. Não é necessário jejum. O diagnóstico é feito em menos de uma hora, a partir de uma gota de sangue coletada do paciente. O atendimento é realizado sempre nas segundas e quartas-feiras das 8h30min às 11h30min, no Ambulatório de Infectologia (Rua Eva dos Santos Quinhones, 1969).

Antes e depois da realização do exame o paciente passa pela equipe de aconselhamento do programa sobre prevenção, cuidados e a importância do diagnóstico para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Em caso de diagnóstico positivo, a rede pública de saúde de Eldorado do Sul garante o acompanhamento e tratamento gratuitos.

Primeiramente o teste rápido será realizado no Ambulatório da Infectologia e após, a meta é que seja expandido para as outras 07 UBS de Eldorado do Sul. A expectativa é que a ampliação do serviço tenha como reflexo uma queda no número de casos das doenças nos próximos anos.