17 JUL 2015
Defesa Civil de Eldorado do Sul realiza medição a cada três horas no nível de elevação das águas

A intensa chuva que cai sobre o Rio Grande do Sul desde a noite de domingo alterou a periodicidade do monitoramento do Rio Jacuí. A Defesa Civil de Eldorado do Sul está em estado de alerta devido a quantidade de chuvas acima da média, registrada nos últimos dias.

A equipe da Defesa Civil de Eldorado do Sul, desde segunda-feira, tem realizado o acompanhamento da elevação das águas a cada três horas. A preocupação é uma forma de acompanhar de maneira segura a elevação das águas que escoam pelo Rio Jacuí.  As réguas de medição estão localizados na Rua Dique, na Ponte Picada, no Bairro Itaí (Prainha), na Sans Souci (Acares), na Avenida Getúlio Vargas (Vila da Paz) e na Avenida A . De posse das informações conjuntas através da análise e monitoramento do comportamento do clima e das águas do rio, amplia a qualidade do atendimento à população no caso de alguma necessidade.

O município dispõe de informações regulares das medições do Rio Jacuí e seus afluentes em vários pontos, dados que se somam às previsões meteorológicas da Redec Metropolitana e outras agências de pesquisa do clima. A equipe da Defesa Civil é composta por entidades privadas e pelo Corpo de Bombeiros Voluntários. Além do serviço de medição o grupo de trabalho tem realizado uma força tarefa a fim de realizar a limpeza nos canais e galerias para a retirada de lixo, galhos e demais materiais que possam obstruir a passagem de água.

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinado a evitar ou minimizar desastres, seja de causa natural ou não. O telefone da Defesa Civil de Eldorado do Sul está à disposição 24h para auxílios e mais informações: (51) 8595-1460 e (51) 3481-3018 (somente nos casos de emergência).