24 JUL 2015
Pré-candidatos participam de curso e realizam teste para habilitação na eleição do conselho tutelar

Na sexta-feira, dia 11, aconteceu o curso preparatório para os 19 pré-candidatos a membros do conselho tutelar de Eldorado do Sul. O curso ocorreu na E.M.E.F. David Riegel Neto, das 9 às 17 horas, e abordou temas ligados aos direitos das crianças e dos adolescentes. No sábado (18), no mesmo local, os pré-candidatos realizaram a prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Após a aprovação no teste, os candidatos poderão participar efetivamente da eleição.

No curso preparatório para o teste do Conselho Tutelar, foi dada uma palestra de conhecimento sobre o ECA com Getúlio Júnior, ex - Vice Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, ex - Conselheiro Tutelar no Município de Rio Pardo, além de Diretor Da Infância e Juventude no Município de Rio Pardo, para tornar os candidatos aptos a realizarem a prova. O exame de conhecimento foi composto de prova escrita com vinte questões objetivas, no valor total de 100 pontos, sendo cada questão com o valor de 05 pontos. Os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50% do total de pontos da prova serão considerados aprovados.

A publicação do resultado final do exame de conhecimento geralmente é feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos reprovados, e, a segunda, somente a pontuação dos candidatos aprovados no prazo de 02 dias úteis após a realização do exame. O Conselho Tutelar é um órgão sem jurisdição e a sociedade o encarrega de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos por Leis no Estatuto da Criança e Adolescente. As eleições para os membros do Conselho Tutelar acontecerão no dia 4 de outubro, e os ganhadores tomarão posse em janeiro de 2016. Os conselheiros tutelares são eleitos para um mandato de quatro anos, e não podem ocupar cargos no Governo Municipal.