30 JUL 2015
Prefeitos da Região Metropolitana cobrarão em Brasília obras para evitar enchentes

Prefeitos da Região Metropolitana se reuniram, nesta quinta-feira (23), para definir um encontro em Brasília para cobrar recursos para obras que diminuam os impactos da chuva. A reunião, no Palácio Piratini, foi acompanhada pelo governador José Ivo Sartori, que prometeu encaminhar o assunto junto à presidente Dilma Rousseff no próximo dia 30.

Segundo o prefeito de Gravataí e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), Marco Alba, todas as intervenções custariam aproximadamente R$ 1 bilhão.

“Serão apresentados esboços de projetos de construção de diques, bacias de contenção e correção de rotas de arroios”, explica. A única obra que já tem recursos garantidos é a do Arroio Feijó, na Zona Norte de Porto Alegre.

Além de medidas de planejamento, os prefeitos pediram mais apoio na ajuda emergencial às cidades afetadas pela chuva. Além da distribuição de alimentos, roupas e material de higiene, a Defesa Civil promete auxiliar a Corsan para agilizar a retomada de abastecimento de água para todos os moradores.