30 JUL 2015
Primeiro ambulatório municipal de infectologia é inaugurado em Eldorado do Sul

Na manhã desta terça-feira, 28 de julho de 2015, foi inaugurado as novas dependências do Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na sede da Vigilância em Saúde - Rua Eva dos Santos Quinhones, 1969. No Ambulatório serão ofertados, testes rápidos para HIV, Sífilis, hepatite B e C, com diagnóstico rápido, de 30 min.

A ideia da realização do Ambulatório partiu da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de propiciar uma maior agilidade no tratamento dos casos diagnosticados de doenças infectocontagiosas. No evento, compareceram o Prefeito Sérgio Munhoz, o Vice-Prefeito Sávio Salvador, e demais servidores municipais e vereadores.

Segundo os dados do Laboratório Municipal de Infectologia, até o momento foram atendidos e estão em acompanhamento médico, cerca de 350 pacientes. No ambulatório, são tratadas doenças como HIV, Hepatites B e C, Tuberculose e outras doenças infectocontagiosas, como doença de Chagas, sífilis e herpes. Após o diagnóstico positivo da doença, o paciente recebe todo o acompanhamento em relação ao tratamento. Os pacientes com HIV, as consultas são realizadas no próprio ambulatório e a medicação é retirada no mesmo local. “Com os serviços realizados pela equipe do Ambulatório, muitas pessoas se curaram dessas doenças, já as doenças que não tem cura, é realizado o tratamento e o paciente é acompanhado continuamente”, relata a enfermeira e responsável técnica, Letícia Berta. Desta forma, a equipe do Laboratório Municipal de Infectologia trabalha com assuntos direcionados à educação em saúde, voltada pra prevenção dessas doenças.

O Laboratório de Infectologia dispõe, até o momento, de atendimentos e consultas especializadas, além de farmacêuticos na Unidade Dispensadora de Medicamentos. Esses medicamentos são exclusivos para pacientes HIV positivos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e para os pacientes de tuberculose, além do acompanhamento do paciente durante os meses de tratamento, são realizadas consultas, exames, orientações e exames em familiares. A equipe do Ambulatório é responsável pelo treinamento e acompanhamento dos serviços de Infectologia nas Unidades Básicas de Saúde no Município, bem como a capacitação das enfermeiras nos postos de saúde, para torná-los aptos para realizarem testes rápidos.

As mães HIV positivas, através do Projeto Nascer criado pelo Ministério da Saúde, recebem na sede da Vigilância em Saúde o leite Nan, até a criança completar 01 ano de vida, para evitar a transmissão da doença através do leite materno. Dentre os projetos e serviços disponibilizados pelo Ambulatório de Infectologia, há uma enfermeira trabalhando 40 horas semanais, realizando consulta de enfermagem, orientação e coleta de exames.