12 AGO 2015
CPPMES realizou a I Conferência de Políticas Públicas Para as Mulheres

No sábado, 8 de agosto, foi realizada a I Conferência de Políticas Públicas Para as Mulheres do Município.  O dia de atividades começou pela manhã, no Ginásio da EMEF David Riegel Neto e à tarde e evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores. A Conferência contou com uma série de debates e teve como tema principal “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento é uma realização da Secretaria Especial de Governo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres- CPPMES, com o intuito de debater e elaborar propostas de políticas públicas para mulheres.

Na ocasião, os participantes se dividiram em quatro grupos (eixos) com a finalidade de sistematizar o trabalho sobre a temática examinada e debatida. O primeiro grupo, chamado eixo um, tratou de assuntos referentes à contribuição do Conselho dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas. Este eixo, visa buscar pela efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios.  O eixo dois organizou dinâmicas para debater escolhas estratégicas de Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios. O terceiro grupo de trabalho tratou da temática sobre as recomendações do Sistema Político com participação das mulheres e igualdade. No último grupo, chamado eixo quatro, foram debatidos assuntos acerca do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Os debates servem para expressar a importância da figura feminina ao participar das ações da sociedade além de ser necessário reivindicar sobre as políticas públicas.

Os participantes do evento, bem como o Prefeito Sérgio Munhoz juntamente com a Primeira-dama Inês Munhoz, secretários, servidores públicos, estagiários, entidades da região e demais eldoradenses tiveram a oportunidade de acompanhar algumas palestras com temas voltados ao público feminino, além de presenciar inúmeros debates sobre o assunto. A convidada, Miguelina Vecchio, é bacharel em ciências sociais e concedeu a primeira palestra, tratando de assuntos sobre a história da mulher e seus avanços e principais desafios. A Engenheira Civil, Margarida Ramos palestrou sobre os desafios da mulher negra na sociedade. Logo após, Fabiana Dutra, Presidente do Conselho Estadual na Sociedade Civil, ressaltou a importância dos conselhos na sociedade civil. A Conferência foi de suma importância para Eldorado do Sul, pois promoveu a valorização da figura feminina, tanto em âmbito político, quanto como social.