13 AGO 2015
Eldorado do Sul adota radar móvel para o controle da velocidade das vias

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Transporte e Trânsito – SMTT - realizou a aquisição de um radar móvel com a finalidade de educar e fiscalizar de forma efetiva e automática, as desobediências à velocidade nas vias de Eldorado do Sul. O radar passa a funcionar, a partir desta semana. O local de fiscalização abrange desde a Estrada do Conde assim como as vias principais da cidade.

O condutor que transitar em velocidade superior à máxima permitida para cada local está passível a receber multas e pontos em sua Carteira de Habilitação. Excedendo até 20% da velocidade, a infração é de natureza média, no valor em torno de R$ 85,00 e gera 4 pontos em sua CNH. De 20% à 50% a infração é de natureza grave, com 5 pontos na CNH e multa a cerca de R$ 127,00. Infrações acima de 50% são de natureza gravíssima e provoca multa no valor de 574 reais, além de 7 pontos na CNH e perda da Habilitação por um ano. Conforme o Secretário da SMTT, Alexandre Coelho, o equipamento será operado pelos agentes de trânsito municipais.

A Secretaria de Transporte e Trânsito constatou a elevação no índice de velocidade dos veículos que trafegam nas ruas do Município. De acordo com a SMTT, a fiscalização eletrônica tem o objetivo de conscientizar sobre o excesso de velocidade e, com isso, reduzir o número de acidentes e garantir mais segurança no trânsito.

O processo de autuação funciona da seguinte forma: dentro do aparelho do radar móvel, está localizado um chip, este dispositivo recebe todas as informações do veículo e logo após, os mesmos dados são repassados ao Jari - Junta Administrativa de Recursos de Infrações - onde é repassado ao Detran  RS, que realiza a expedição da multa.