16 AGO 2015
Eldorado do Sul foi palco da Taça RS de Ginástica Rítmica

Passos sincronizados, movimentos precisos e muita concentração. Assim, as ginastas encararam todas as provas da Taça RS de Ginástica Rítmica, realizada nesse sábado, 15/08, nas dependências do Ginásio David Riegel Neto. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, por meio de sua Secretaria  de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e também da Federação Gaúcha de Ginástica Rítmica.

Em conjunto e também em apresentações individuais o evento foi belíssimo com músicas irreverentes e vestimentas peculiares. O evento reuniu cerca de 500 pessoas dentre familiares, amigos, público em geral e autoridades presentes como o Prefeito Sérgio Munhoz, o Vice-Prefeito Municipal, Domingos Sávio Salvador e o Secretário da Educação, José Carlos.

Segundo o professor, Jonas Lucas Machado, o campeonato buscou incentivar ainda mais os atletas que treinam o ano todo. “O evento está lindo, com uma diversidade de atletas incrível. O treinamento para a Ginástica Rítmica é muito intenso, pois requer conhecimentos na área do ballet e dança moderna. Hoje, as atletas têm a oportunidade de colocar em prática todo o treinamento que recebem”, explicou o técnico da equipe de Eldorado do Sul.

Outro destaque da competição foi a participação de ginastas masculinos, os atletas são naturais de Eldorado do Sul. “Temos dois meninos participantes na Taça RS de Ginástica Rítmica. Eldorado do Sul é o pioneiro ao inserir atletas masculinos em uma equipe para competir. Solicitamos a Confederação Brasileira de Ginástica a qual autorizou a competição somente em torneios”, ressaltou Jonas Machado.

Participaram da competição mais de 100 atletas provenientes das cidades de Eldorado do Sul, Porto Alegre, Canoas, Esteio e Santa Cruz do Sul. Entre os clubes presentes na competição estavam o Geraldo Santana, Grêmio Náutico União, Sogipa, Colégio Mauá, Colégio Dom Bosco, Vera Guislene, Gym Esporte e Colégio Anchieta.

O que é a Ginástica Rítmica?

A Ginástica Rítmica é um esporte que mistura arte, beleza, técnica, flexibilidade e agilidade, sendo um esporte exclusivamente feminino. Ao todo, são cinco os aparelhos utilizados na prática: bola, arco, corda, maça e fita. O tablado para as provas deve ter a área de 14m por 14m e ser feito de material especial para amortecer quedas e impulsionar os saltos.

Confira o horário das aulas do Projeto de Ginástica Rítmica desenvolvida pela Prefeitura de Eldorado do Sul.

A Ginástica Rítmica é oferecida gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul.  As aulas acontecem no Ginásio do David Riegel Neto localizado na Avenida Emancipação, 664. O projeto acontece de segunda à quinta-feira, das 16h às 20h. O público-alvo são meninas e meninos de 7 a 14 anos, estudantes da rede municipal de Ensino Fundamental. O projeto possui turma de iniciantes e turma de treinamento. Ao todo, são disponibilizadas 25 vagas. Para obter mais informações basta entrar em contato com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo pelo telefone: (51) 3499-6373