31 AGO 2015
IX Conferência Municipal de Assistência Social abordou diretrizes do SUAS

Com o tema “Consolidar o SUAS - Sistema Único de Assistência Social - de vez rumo a 2026”, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Eldorado do Sul realizaram na quinta-feira (27), das 8h30min às 17h, no Ginásio do David Riegel Neto, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo do evento, direcionado aos usuários, trabalhadores, entidades, organizações da sociedade civil foi discutir, avaliar e propor diretrizes para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social teve início com o cerimonial de abertura através dos pronunciamentos das autoridades públicas, após foi realizado a leitura do regimento pela representante do Conselho Municipal, Kátia Sassi. Na sequência, o público presente contou com uma apresentação dos serviços desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e também tomou conhecimento do trabalho de acolhimento realizado na Casa de Passagem do Município.

O evento contou com a apresentação dos alunos participantes da oficina de dança do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS - que interpretaram uma linda apresentação. Além dessa atração, também houve a apresentação de violão do Professor Músico terapeuta Alex Haro. Durante a Conferência foi debatido e avaliado a Política de Assistência Social no município.

A palestra de abertura foi proferida por Leia Maria Ferraro Biasi,Vice-Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, que durante a sua explanação abordou  acerca das cinco dimensões de discussões da Conferência e também da importância do Conselho Municipal de Assistência Social. A formação dos grupos de trabalho, que contou com o auxílio da comissão organizadora, ocorreu no momento do credenciamento, onde o público participante ficava a par da relação das dimensões e verificado qual o grupo de interesse que gostaria de participar.

Ao término das apresentações foi realizada a eleição dos dois Delegados Regionais que representarão Eldorado do Sul na Conferência Estadual de Assistência Social que acontece no mês de novembro, no Centro de Eventos da PUCRS. As representantes escolhidas foram Susete Vitória Nascimento Silva, Delegada governamental e Tatiane Fortes eleita como a representante não-governamental.

Entre os 200 participantes da Conferência, representantes de Associações e demais convidados, também estiveram presentes e prestigiaram a Conferência, o Prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, o Vice-Prefeito, Domingos Sávio Salvador; Presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Ferreira; Presidente do Conselho de Assistência Social (CMAS) - Lisarb Bonilha; Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Assistência Social, Juliano Paz.