10 SET 2015
Governo Municipal conta com a compreensão da comunidade para manter a cidade limpa

O Brasil passa por um momento de redução de custos devido à desaceleração do crescimento econômico. Atualmente, o Rio Grande do Sul sofre uma significativa crise financeira, desta forma os municípios se obrigam a tomar algumas medidas para evitar gastos e priorizar necessidades da população. A colaboração da população é essencial, ainda mais neste momento, no qual o Município deixará de arrecadar R$ 4 milhões em sua receita. Foram reduzidos os serviços de básicos como recolhimento dos resíduos sólidos, os quais são jogados de forma irregular nas ruas de Eldorado do Sul. Hoje, são gastos, por mês, em torno de 247 mil reais em recolhimento de lixo doméstico e 200 mil reais na coleta dos entulhos os quais são despejados de forma ilegal nas ruas da cidade.

É da responsabilidade do Governo Municipal, somente a coleta do lixo doméstico, o descarte dos demais materiais produzidos são de encargos de cada indivíduo, que deverá dar a destinação final. O Governo Municipal já assinou o Decreto de Lei nº 6.243, que ocasionará em multas no valor de R$ 92,44 a 1016,00 para quem jogar de forma irregular os resíduos sólidos nas vias e logradouros públicos. A Prefeitura estuda a possibilidade de colocar servidores para realizar a fiscalização e aplicação das multas. Desta forma, móveis, restos de construção, pneus, sofás, entre outros, devem ser destinados aos locais apropriados e recolhidos pelos próprios moradores, através da contratação de empresas particulares. A empresa privada deverá dar o destino correto para o resíduo.

Devido aos cortes em contratos de prestação de serviços, quatro caminhões e duas retro escavadeiras foram temporariamente reduzidos para que a Administração Pública possa equilibrar as contas públicas e priorizar as principais áreas como educação e saúde.  O Secretário de Obras e Viação, Rogério Munhoz, faz um apelo aos moradores da cidade, “pedimos a compreensão de toda a população, para que possamos superar esse momento de crise juntos e manter a nossa cidade limpa”.

Ações como não jogar lixo doméstico e resíduo nas ruas, praças e parques, pois o lixo entope bocas-de-lobo e atrai ratos e insetos transmissores de doenças, além de poluir o meio ambiente; depositar o lixo em lixeiras ou em local apropriado são formas simples que previnem o acúmulo de lixo nas ruas do Município. Somente através da conscientização da população a cidade de Eldorado do Sul poderá ficar livre do acúmulo de resíduos e lixo nas ruas.