11 SET 2015
Semana Farroupilha inicia com cavalgada de tradicionalistas

A tradicional Cavalgada ocorre do dia 9 à 13 de setembro, conforme acordo entre os tradicionalistas da região. Vale ressaltar que o Acampamento Farroupilha tem início no dia 13, na Praça Fabrício Correa Borges e se encerra no dia 20 de setembro com o desfile temático nas ruas do Centro da cidade. A Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, informou que não foi diagnosticada a doença de mormo no Município de Eldorado do Sul.

O mormo é uma doença infectocontagiosa que ataca os cavalos. Há dois testes que devem ser feitos para que seja liberado o trânsito de equinos, tanto para cavalgadas quanto para outras atividades. “Quando se faz qualquer evento é obrigatório fazer o exame de mormo e anemia no animal, e caso o resultado seja positivo o animal deve ser sacrificado”, relata Denise Garcia, veterinária do Município.

Em de Eldorado do Sul, os animais já realizaram os exames e não foram detectados casos de mormo. Houve casos de anemia infecciosa equina. E a inspetoria veterinária é responsável por exigir os exames e emitir. Todos os eventos credenciados devem ter um responsável técnico veterinário no local, que realizará a verificação dos exames que autorizam a participação, além da identificação dos animais.

A cavalgada teve início na quarta-feira, 9 de setembro, no CTG os Maragatos onde teve um almoço no CTG Gomes Jardim e pouso no Distrito do Bom Retiro. No dia 10/09, aconteceu um almoço e pouso no CTG Ses Marias dos Farrapos, dia 11 há uma parada na Expogranja e pouso no CTG Galpão da Amizade. Já no sábado, o almoço e pouso serão na Fazenda Minuano. A chegada da Cavalgada será no domingo, 13/09, no Acampamento Farroupilha e almoço no CTG Porteira da Tradição.