15 SET 2015
FINANÇAS
Crise econômica afeta Eldorado do Sul

A crise é eminente! E tudo indica que se prolongará também para o próximo ano. Este cenário que afeta todo o país não poupa Eldorado do Sul de sérios prejuízos econômicos, principalmente pela desaceleração da economia, que causa a queda na arrecadação de impostos diretos como ISS (queda de 4,2 milhões em 2015) e IPTU (800 mil reais arrecadados a menos que o previsto).

O Estado do Rio Grande do Sul, que também enfrenta sérios problemas financeiros, deixará de repassar esse ano para o município mais de 400 mil reais, recurso proveniente dos 25% do ICMS que temos direito. Já a União, com diversos cortes sendo realizados a cada dia, deixará de repassar o valor de 2,1 milhões de reais do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Mesmo levando em consideração alguns recursos como o Fundeb, que terão superávit, a queda na arrecadação para o ano de 2015 será maior que 4,5 milhões de reais.

Esses valores que deixam de entrar nos cofres do município, já estavam previstos e reservados no orçamento de 2015 para o pagamento de diversas despesas. O grande desafio é fazer os cortes necessários causando o menor impacto possível nos serviços prestados à comunidade, principalmente nas áreas de saúde, educação e obras.

Devido a este cenário, a administração municipal está mantendo, porém com alteração da agenda de pagamentos, programas e serviços básicos como limpeza urbana, conclusão de obras em andamento, manutenção de vias públicas, serviços de saúde como transporte de pacientes, serviços de fisioterapia, exames laboratoriais além da cota SUS e compra de medicamentos para postos de saúde e processos judiciais.