16 SET 2015
Chegada da cavalgada marca abertura oficial do Acampamento Farroupilha de Eldorado do Sul 2015

Na manhã do domingo, 13/09, foi aberto oficialmente o já tradicional Acampamento Farroupilha de Eldorado do Sul. O evento é uma realização da Prefeitura de Eldorado do Sul, da Associação Vinte de Setembro (A20) e da Câmara de Vereadores.

A cerimônia foi marcada pela chegada da Chama Crioula, símbolo que representa o verdadeiro sentimento tradicionalista gaúcho, a qual foi trazida pelos mais de 90 cavalarianos. Participaram da cavalgada os CTGs Porteira da Tradição, Galpão da Amizade, CTG Maragatos, Sesmaria dos Farrapos e também os Piquete Província do Jacuí, Cabanha HC,  Agarrados na Tradição e o Piquete Fabrício Corrrea Borges. A chama permanecerá acesa até o dia vinte de setembro e finalizada com a cerimônia de extinção da Chama Crioula.

Na ocasião, a Presidente da Associação Vinte de Setembro, Marta Espíndola de Jesus, agradeceu os esforços feitos para que fosse possível a realização de mais uma edição do evento. Todos os participantes da cavalgada foram recebidos com festa pelo público participante e, na oportunidade, os cavalarianos entregaram para  A20 um certificado de agradecimento pela realização na cavalgada.

Uma centelha da chama foi acesa em frente ao acampamento, simbolizando a abertura da semana farroupilha no município, na sequência ocorreu à execução do Hino Nacional, o hasteamento das bandeiras e a entoação do Hino do Rio Grande do Sul. O tradicionalista da cidade, poeta e declamador ,Tio Leco  realizou uma emocionante declamação de uma poesia em homenagem à cavalgada e à cidade de Eldorado do Sul. O Prefeito Municipal Sérgio Munhoz e o Presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Ferreira, participaram de toda a solenidade de abertura do Acampamento. Ao término houve a apresentação o canto do Hino da Associação A20, pelo compositor e intérprete Marco Lima.