29 SET 2015
FINANÇAS
Movimento do Bolo Tributário reúne comunidade e Governo Municipal

Nesta sexta-feira, 25/09, a Prefeitura de Eldorado do Sul participou da mobilização batizada de Movimento do Bolo, em referência à pequena fatia recebida pelos municípios na divisão do bolo tributário. Ocorre que apenas 18% do que é arrecadado com impostos no país fica co os municípios. A União fica com a maior fatia, de 57%, e os Estados recebem os 25% restantes. A medida daria mais autonomia a cidades para a manutenção dos serviços básicos e agilidade na realização de obras. Servidores da Prefeitura de Eldorado do Sul realizaram a entrega de folders explicativos sobre a situação atual financeira do município.

Entenda melhor a situação financeira:

Quando a comida, feita com todo o capricho, finalmente será servida, aparecem vizinhos de longe e de perto, amigos de todos os lugares. Sabe o que aconteceu? Somente 18  integrantes da família conseguiram almoçar, o restante das 82 refeições ficaram com as pessoas que não fazem parte do grupo familiar.

Esta é realidade atual que assola Eldorado do Sul: a família se chama MUNICÍPIO e os vizinhos, amigos que apareceram para almoçar são o ESTADO + UNIÃO (federal).

Assim vivemos , produzimos , trabalhamos , cobramos e arrecadamos . O município precisa enviar a arrecadação dos impostos para o ESTADO+UNIÃO, para que seja possível encaminhar de volta o valor pertencente à cidade. Ocorre que a cada
R$ 100,00 enviados , recebemos de volta R$18,00 reais. Situação que reflete nos investimentos e melhorias que a Prefeitura poderia reverter para toda a população.

Medidas adotadas pela Prefeitura Municipal para a redução de gastos nos cofres públicos:

1. Economia de recursos em relação aos eventos comemorativos do Município;

2. Redução dos gastos com locação de veículos, energia elétrica, serviços de telefonia, entre outras despesas;

3. Redução do número de estagiários;

4. Corte do vale-alimentação para todos os servidores públicos detentores de cargo de confiança (CCs);

5. Redução dos serviços terceirizados;

6. Diminuição das despesas de aluguel de imóveis.