15 FEV 2016
Eldorado do Sul participa do Dia D contra o Aedes Aegypti

Eldorado do Sul participa do Dia D contra o Aedes Aegypti

No último sábado (13), o município de Eldorado do Sul participou do evento nacional do Dia D contra o Aedes Aegypti. O objetivo era mobilizar a população sobre a eliminação dos focos do mosquito que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika vírus.

A ação foi realizada durante o turno da manhã, nos bairros Progresso e Vila da Paz acompanhados de 9 agentes da Vigilância em Saúde, dois mascotes do mosquito, o Diretor de Departamento, Jorge Rossi, contando também com o auxílio do Governo Estadual do Rio Grande do Sul.

A força-tarefa de Eldorado do Sul teve como principal missão conscientizar a população sobre a limpeza das casas e evitar o acúmulo de água parada, frisando que a comunidade é o agente fundamental contra o mosquito Aedes Aegypti.

A orientação de prevenção contra o mosquito se mantém, e a população deve continuar mantendo as calhas limpas, retirando entulhos e lixo, removendo recipientes com água parada e utilizando medidas de controle individual, como telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

Saiba como combater o mosquito em sua casa:

- Latas de lixo devem estar sempre fechadas. Evite o acúmulo de entulho;

- A cada 3 dias, troque a água de vasos de plantas, escovando bem para remover possíveis ovos. É recomendado encher o prato com areia;

- Mantenha garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Tampe caixas d'água, baldes, barris, latões e tonéis;

- Troque diariamente a água de bebedouros de animais domésticos, além de limpá-los semanalmente.