26 FEV 2016
Prefeitura de Eldorado do Sul realiza Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

No encontro, que ocorrerá no dia 10 de março, a Secretaria de Meio Ambiente irá apresentar o Plano e seu diagnóstico técnico para a comunidade

Durante o ano de 2015, foram realizadas inúmeras reuniões para discutir sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, tendo em vista que, somente após ser bem estudado, ele poderia ser apresentado à todos. A Prefeitura de Eldorado do Sul, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente realizará uma Audiência Pública, a fim de apresentar o Diagnóstico Técnico do Plano e assim, a comunidade poderá entender mais sobre a situação atual de resíduos na cidade.  O evento ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores, no dia 10 de março, a partir das 19 horas.

O principal objetivo da audiência é elaborar alguns detalhes do Plano, conforme determina a legislação Federal. A elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é uma exigência do Governo Federal aos municípios para que possam acessar os recursos da União destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.  O plano, também visa diminuir a poluição e a degradação ambiental, além de reduzir os custos da coleta de lixo em nossa cidade.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Juliana Carvalho, a participação popular é a etapa mais importante para realizar o plano, pois com o conhecimento sobre o diagnóstico, ele poderá ser constituído em conjunto com a população, com base nos aspetos maus relevantes. O prazo para que os municípios elaborem seus planos é até dezembro de 2017 para os municípios com até 50 mil habitantes.