14 OUT 2016
Ação coletiva que celebrou o Outubro Rosa tem grande participação da comunidade

No último dia 08 (sábado), foi realizada a ação de prevenção ao câncer de mama que atendeu um público além do esperado, tamanho o interesse e procura da população. As atividades ocorreram nas ESFs Sans Souci/Progresso e na UBS Loteamento no horário  das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Devido ao sucesso da ação realizada por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o departamento de Atenção Básica já projeta uma nova edição do evento, com o intuito de atender mais moradores de outros bairros. Somente no sábado (08), foram atendidas, dentre exames preventivos de colo de útero e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C., cerca de 105 pessoas na UBS Loteamento e 69 nas ESFs Sans Souci e Progresso.

O projeto tem como principais objetivos:

- Ampliar o número de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com um exame cito patológico, no mínimo a cada três anos (como preconizado pelo Ministérios da Saúde);

- Ampliar o número de exames físico das mamas;

- Estimular o cuidado com a saúde (autoexame de mamas, sexualidade, uso de preservativo masculino e feminino, conhecimento de fatores de risco para contaminação de doenças sexualmente transmissíveis);

- Ampliar a cobertura dos testes rápidos.