21 OUT 2016
Alerta para o alto risco de inundação em Eldorado do Sul

Acaba de ser emitida a atualização do ALERTA 1396, enviado pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - reportando RISCO DE INUNDAÇÃO - ALTO NO MUNICÍPIO DE ELDORADO DO SUL.

Segundo a CEMADEN o cenário de risco hidrológico é caracterizado por inundação lenta e gradual em função da confluência do rio Jacuí ao Lago Guaíba. A planície de inundação é plana e mal drenada, com presença de lençol freático muito próximo à superfície. A inundação é agravada conforme o regime de chuvas à montante, na bacia hidrográfica do rio Jacuí e nas bacias contribuintes do Lago Guaíba.

O Rio Taquari em elevação gradual de acordo com a estação da CPRM (tendo ultrapassado a cota de inundação) e os altos acumulados de precipitação na bacia de contribuição do Jacuí poderão repercutir na elevação do Rio Jacuí.
A elevação dos níveis dos Rios Taquari e Jacuí contribuem para processos de inundação no município. No mínimo, nas próximas 48 horas, o rio Jacuí permanecerá em elevação na confluência com Lago Guaíba.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil orienta a população de Eldorado do Sul que se mantenha água, roupas e medicamentos prontos para sair em caso de inundação, além de armazenar documentos e objetos de valor em um saco plástico e em local protegido. A Defesa Civil Municipal tem acompanhado atentamente o nível de elevação das águas nos diversos pontos da cidade. Moradores em situação de emergência devem contatar a Defesa Civil pelo número e (51) 3481.3018 ou 8595.1460.

- O QUE DEVO FAZER AO VERIFICAR OS RISCOS DE ALAGAMENTO DA CIDADE?

- Não deixe crianças trancadas em casa sozinhas;

- Mantenha sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido da sua casa;

- Avise seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco

- Convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;

- Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil sobre áreas afetadas pela inundação.

- SE A INUNDAÇÃO FOR INEVITÁVEL COMO DEVEMOS NOS PREPARAR PARA ENFRENTÁ-LA?

- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação;

- Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas;

- Feche o registro de entrada d`água;

- Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações;

-  Feche bem as portas e janelas.