21 OUT 2016
Prefeitura de Eldorado do Sul decreta Situação de Emergência devido a inundação que afeta a cidade

A chuva que castigou boa parte do Estado desde o último sábado (15) foi a responsável pela elevação do nível do Rio Guaíba e, conseqüentemente, pelos diversos pontos de alagamento Eldorado do Sul. Os bairros mais vulneráveis e atingidos são Cidade Verde, Vila da Paz, Chácara, Vila do Esso, Itaí e Sans Souci, onde já há grande mobilização tanto da população quanto da Defesa Civil para a segurança dos moradores.

O nível considerado normal do Rio Guaíba no Cais Mauá é entre 0,80 e 1,30cm e na Ilha da Pintada o nível normal é entre 0,30 e 0,80cm. Na manhã dessa sexta-feira (21), a água chegou à marca de 2,32cm no Caís Maua, em Porto Alegre, causando estado de Alerta. Esse aumento é resultado das fortes chuvas e do excesso dos rios que deságuam no Guaíba, o Jacuí e o Taquari. Em Eldorado do Sul, as réguas de medição estão localizadas nos bairros Lajeado, Vila da Paz e Picada.

O Prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, decretou, nesta sexta-feira (21), Situação  de Emergência para prover de forma mais ampla e rápida o devido apoio à população em virtude dos danos materiais e prejuízos econômicos e sociais causados no Município por causa dos diversos pontos de alagamento. A declaração de Situação de Emergência passa pela avaliação da Defesa Civil e possibilita a compra de materiais além da contratação de serviços sem a necessidade de abertura de licitação para apoio emergencial a população. Essa medida também possibilita a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Defesa Civil de Eldorado do Sul em ação de resposta ao desastre que assola a cidade.

Muitas famílias desabrigadas já estão no Centro Esportivo Luís Fontoura do Santos (Ginásio do Loteamento).  De acordo com informações da Secretaria de Assistência Social e Trabalho     (SMAST), até ao meio dia dessa sexta-feira (21), cerca de 70 pessoas já estavam sendo atendidas no Ginásio. No momento, ainda não há falta de energia elétrica, porém a CEEE já realiza uma avaliação dos pontos mais vulneráveis, podendo cortar a energia de alguns bairros por questões de segurança. Nenhuma escola foi atingida pela água, porém, as aulas serão suspensas de acordo com os alertas de chuvas e cheias.

A SMAST e a Defesa Civil de Eldorado do Sul solicitam doações de alimentos, água, cobertores, colchões, travesseiros e materiais de limpeza para atender as famílias que tiveram as suas casas atingidas pela enchente. Os interessados em contribuir com as doações devem entregar os itens na Secretaria de Assistência Social e Trabalho que está localizada na Avenida Emancipação, 599 – Centro.  A Coordenadoria da Defesa Civil está 24h à disposição para os casos de emergência, pelos telefones: 8595-1495 / 3499-2486 / 8595-1460.

CLIQUE AQUI E ACESSE O DECRETO DE EMERGÊNCIA