24 OUT 2016
Ainda restam 120 vagas disponíveis para participar do Projeto Habitacional Condomínio Arrozeira

O Projeto Habitacional Condomínio Residencial Arrozeira, uma realização da  Prefeitura de Eldorado do Sul por meio da Secretaria de Habitação, consiste em 400 apartamentos de dois e três dormitórios, organizados em prédios de quatro andares e divididos em 25 torres. O condomínio será construído  em uma área pública, localizado na Estrada da Arrozeira e será destinado à população de baixa renda familiar.

A entidade selecionada através de chamamento popular para dar andamento ao projeto foi a Cooperlar – Cooperativa Nosso Lar Ltda – que recebeu mais de 1.000 solicitações de participação no projeto, das quais 400 estavam atendendo devidamente aos Critérios Municipais (Famílias que moram de aluguel ou coabitação; residir em Eldorado do Sul no mínimo, há dois anos; famílias que estão inscritas há mais tempo junto à Secretaria de Habitação) e aos Critérios Nacionais (Famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres; Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; Famílias que possuem pessoas com deficiência - mediante apresentação de atestado médico comprovado). Das 400 inscrições, 230 já se associaram à Cooperlar e outras 50 já estão em fase de associação. Ainda restam 120 vagas disponíveis para verificação dos critérios.

A renda familiar não pode ser superior a R$ 1.800,00 e inferior a R$  800,00, no máximo 20% são destinados às mensalidades e os pagamentos são proporcionais à própria renda, conforme tabela a seguir:

Renda Familiar

Prestação

800,00 > 1.200,00

10%

1.200,00 > 1.600,00

15%

1.600,00 > 1.800,00

20%

A Cooperlar possui mais de 17 anos de atuação e tem sua sede na cidade de Sapiranga. Para a efetivação da participação no projeto, regulado pelo Minha Casa Minha Vida Entidades, primeiramente é necessário que o interessado realize a associação à cooperativa. A associação se faz necessária devido aos custos administrativos, terraplanagem e a construção de sacadas e churrasqueiras individuais.

A homologação e a liberação de recursos têm previsão de conclusão para até final de dezembro. A aprovação do projeto, que consiste na apresentação geral e licenciamento ambiental, demandará de 6 a 9 meses. A construção das habitações tem previsão de duração de 18 a 24 meses.

Uma informação importante é que os moradores só começam a pagar as mensalidades das moradias após terem a chave em mãos e estarem devidamente instalados. Sendo assim, as mensalidades referentes à associação obrigatória, não serão simultâneas com às prestações dos imóveis.

Num primeiro momento, os interessados em ter acesso a uma das 120 vagas disponíveis devem procurar a cooperativa Cooperlar para obterem mais esclarecimentos quanto a procedimento de inscrição e regularização no CADÚNICO*.

Mais informações podem ser obtidas diretamente da cooperativa:

Endereço Cooperlar: Avenida Nestor Jardim Filho, 436 – Loja 02.

E-mail: cooperlar.eldorado@gmail.com

*Instituído pelo decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001, o Cadastro Único, programa social do Governo Federal, tem por objetivo retratar a situação socioeconômica da população de todos os municípios brasileiros, por meio do mapeamento e identificação das famílias de baixa renda, bem como conhecer suas principais necessidades e subsidiar a formulação e a implantação de serviços sociais que as atendam.