30 JUN 2015
SAÚDE
6° Conferência Municipal de Saúde define diretrizes para atendimento à população

Na tarde do dia 26 de junho, ocorreu na Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul, a 6° Conferência Municipal de Saúde. O evento foi uma realização da Administração Pública e Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde. A principal finalidade da Conferência foi discutir, a partir do grau de prioridade, as necessidades da saúde na cidade, propor condições de acesso, definir diretrizes e desenvolvimento do controle social.

O principal tema tratado na Conferência foi a avaliação da situação da saúde no Município, propondo soluções para os atuais problemas verificados pela população. Dentre os assuntos tratados, a principal pauta de discussão foi o Sistema Único de Saúde (SUS), sua gestão e financiamento. O modelo de atenção à saúde também foi tratado, além da participação social e a valorização do trabalho e da educação na saúde. Cada tema foi abordado por um profissional atuante na área e assim foram definidas diretrizes que, após se adaptarem ao Plano Municipal de Saúde, serão aplicadas para melhorias no âmbito da saúde.

A Conferência Municipal de Saúde tem como base a Conferência Nacional de Saúde, relacionando às necessidades de qualidade de vida dos eldoradenses. A Conferência Nacional tem como tema a “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. Após os debates, o objetivo é que as ações discutidas na Conferência possam ser revertidas no atendimento dos serviços prestados à comunidade.