17 JUL 2015
Eldorado do Sul toma medidas de prevenção no enfrentamento da meningite

O Rio Grande do Sul está em alerta devido aos casos de meningite no Estado, o Governo Municipal está tomando todas as medidas necessárias para evitar o avanço da doença na cidade.   Até o momento, nas redes sociais, a Secretária de Saúde, Liege Ferrari juntamente com Letícia Berta, enfermeira da Vigilância Epidemiológica Municipal, têm se manifestando para esclarecer as dúvidas da população sobre a meningite. A enfermeira Letícia confirmou que até o momento em Eldorado do Sul não há nenhum caso de meningite bacteriana, considerada o tipo mais grave. A confirmação da doença ocorre devido à notificação e confirmação através de exames laboratoriais feitos pelo Laboratório do Estado.

A Vigilância Epidemiológica é o órgão responsável diretamente pelas vacinas e pelas doenças transmissíveis. A meningite é uma doença que ocasiona uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, a meningite viral é a menos grave, é tratada como qualquer virose, com baixa taxa de mortalidade e não tem tratamento específico. Já a meningite bacteriana é geralmente causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, mais conhecida como meningite meningocócica, é um tipo de meningite mais grave e deve ser diagnosticada com urgência.

A compra das vacinas combatentes à meningite é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que distribui certa quantidade de vacinas aos municípios, portanto, não são compradas com verbas municipais. O Governo Municipal de Eldorado do Sul se responsabiliza apenas por ceder a sala de vacinação e profissionais para realizá-las devidamente. As vacinas disponíveis na Vigilância Epidemiológica são somente para meningite do tipo bacteriana, e somente serão vacinadas crianças menores de 2 anos, seguindo os dados da tabela contida na carteira de vacinação, adquirida pela criança nos primeiros meses de vida. Em qualquer município a faixa etária para vacinação será a mesma, devido a isto será possível a vacinação somente nesses grupos.  Caso o Ministério da Saúde julgue necessário e confirme que algum local está em situação de risco, será alterada a faixa etária e quantidade de vacinas disponíveis nesta localidade. É importe que quaisquer decisões sejam tomadas em conjunto do Ministério da Saúde, Governo Municipal de Eldorado do Sul e Vigilância Epidemiológica no âmbito Municipal.

É necessário que a população tome cuidados básicos, como: lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos pessoais (escovas de dente, copos, cigarros, etc.), cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Caso alguém apresente os sintomas, febre alta, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômito, náusea, convulsões e presença de manchas vermelhas na pele é necessário procurar um médico. Além dessas ações, também foi realizado uma reunião com as escolas do Município a fim de informar todas as medidas de prevenção da doença, com o objetivo de precaver novos casos.