10 SET 2015
Agentes de saúde de Eldorado do Sul trabalham no combate à dengue

Prefeitura de Eldorado do Sul, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, montou um grupo de trabalho formado por 9 agentes de dengue para coordenar e ampliar as ações de combate e prevenção à dengue no município.  O grupo de trabalho está vinculado ao departamento de Vigilância em Saúde sob a supervisão do Diretor, Jorge Rossi e da Coordenadora e bióloga, Alessandra Lemos.

Ainda segundo a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Alessandra, as equipes de combate à dengue atuam em todos os bairros do município. “As equipes continuam firmes nas ruas, visitando casas, verificando casas, imóveis comerciais e também o terreno das igrejas.” conta a responsável.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a necessidade dos moradores colaborarem no combate ao aedes aegypti, mantendo os quintais limpos sem nenhum foco de água parada, principalmente nesta época de chuvas.  “Se as previsões da meteorologia se confirmarem, teremos um mês de setembro quente e com bastante chuva, por isso precisamos do apoio da população nas medidas de prevenção”.

Os agentes de endemias de Eldorado do Sul continuam trabalhando de forma intensa para evitar focos do mosquito transmissor da dengue. O índice de infestação no município é de 0% e está abaixo muito abaixo do previsto pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Até o momento não há casos registrados de dengue clássica e nem hemorrágica no município.

O munícipio também conta com 2 servidores que atuam na equipe de apoio, de processamento de dados das informações obtidas nas residências.  A equipe de combate as endemias além de avaliar as condições do imóvel, e a existência de objetos que possam acumular água, também orientam a população sobre os cuidados necessários para evitar um quadro trágico de dengue. Caso haja a verificação de que há um criadouro, ocorre a aplicação de um vermicida para a eliminação da larva do mosquito.

O trabalho é desenvolvido em todo o município, através de um ciclo de visitas em todos os bairros. Até o momento em torno de 80 à 90% dos móveis já foram visitados em Eldorado do Sul. A grande problemática é que a visitação ocorre durante o horário comercial e alguns moradores não estão em casa. Quando a tentativa de vistoria não é positiva, a visita é feita no sábado.

Os sintomas da dengue são febre alta de início imediato, dor de cabeça, no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Assim que for constatado esses sintomas é importante procurar orientação médica. Até o momento, a população de mosquito transmissor da dengue está controlada, no entanto, é importante que a população continue as medidas de prevenção para que a larva não se desenvolva.