01 OUT 2015
Governo Municipal disponibiliza vacinação contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, está organizando a campanha de vacinação para HPV (Vírus do Papiloma Humano). O Governo Municipal tem como objetivo vacinar a população de 498 meninas, entre 9 e 11 anos. A vacina HPV já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e, portanto, esta disponível nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde para as adolescentes incluídas na faixa etária preconizada.

O Ministério da Saúde reforça que a vacina contra HPV¸ para prevenção do câncer do colo do útero ¸é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina e, além disso, é uma causa de morte de mulheres no país. A vacina contribui para a redução da incidência e da mortalidade do câncer.

São necessárias três doses da vacina para garantir a imunidade. É importante que os responsáveis vacinem as jovens na faixa etária preconizada. A maior eficácia da vacina é garantida quando ainda não houve contato da pessoa com o vírus do HPV, através do contato sexual. Na primeira etapa da vacinação, ocorrida em março deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu vacinar somente 51% dessas do público-alvo. Como estratégia para essa segunda etapa, a Secretaria irá até  as escolas do
município,  após recebermos a liberação das listagens de meninas a serem vacinadas.

Toda menina que ainda não tem a primeira dose deve ter autorização por escrito dos responsáveis para ser imunizada na escola. O modelo da autorização será confeccionado

nominalmente. As que já fizeram a primeira dose devem somente apresentar a carteira do adolescente para se vacinar. Vale ressaltar que todas as meninas que iniciaram a primeira etapa de vacinação (1ª dose) em 2014 e 2015 deverão seguir o esquema vacinal, independente da idade que apresentem. Também serão vacinadas, mulheres de 14 a 26 anos vivendo com HIV.

Conheça quais Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão as vacinas de HPV:

- ESF Progresso: (51) 3499-1321;

Rua Milton Guimarães Guerreiro, 130 - Sans Souci;

- ESF Sans Souci: (51) 3499-1144;

Rua Milton Guimarães Guerreiro, n° 130 - Sans Souci;

- UBS Nelson Marchezan
Rua Luz da Criança, 481 - Parque Eldorado

- UBS Cidade Verde: (51) 3499-6368;

Rua Batori José Rodrigues dos Santos, n° 54 – Centro.

O HPV é chamado de vírus de papiloma, porque alguns tipos de HPV causam verrugas ou papilomas, que são tumores não cancerosos. O  vírus do HPV possui predileção por tecidos de revestimento (pele e mucosas) e provoca na região infectada alterações localizadas que resulta no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular. Estas lesões são denominadas verrugas.

TRANSMISSÃO DO HPV

A transmissão do HPV se dá através do contato íntimo desprotegido com o indivíduo infectado com o vírus. O tempo de incubação do vírus varia de 1 mês a 2 anos e durante este período apesar de não haver sintomas, o indivíduo já pode contaminar outros porque já pode apresentar verrugas invisíveis a olho nu, mas que podem passar para o outro.

SINTOMAS DO HPV

- Várias pequenas verrugas na região íntima masculina ou feminina.

- Estas verrugas podem ainda estar presentes na região do colo do útero (não são facilmente visíveis) e não estar presente na região íntima externa feminina.

Os sintomas podem estar ausentes, apesar da presença do vírus. Isto ocorre principalmente nos homens, mas também pode acontecer nas mulheres.

O diagnóstico do HPV pode ser feito pelo exame clínico-visual e confirmado pelo exame papanicolau ou biópsia das verrugas.