07 MAR 2016
SAÚDE
Mobilização contra o Aedes aegypti: Prefeitura fará mutirão nos bairros Sans Souci e Progresso

No próximo sábado, 12, a Prefeitura de Eldorado do Sul, por iniciativa da sua Secretaria Municipal de Saúde prepara uma ação conjunta com envolvimento de todas as Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, Governo Estadual, entidades da sociedade civil e apoio da comunidade, de um mutirão, nas ruas, contra o mosquito do Aedes aegypti. A ação irá acontecer nos bairros Sans Souci e Progresso, locais onde foram diagnosticados casos suspeita de dengue e focos do mosquito.

A ação será realizada, a partir das 8 horas da manhã, pela equipe formada por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. A Secretaria de Saúde solicita total apoio dos moradores dos bairros Sans Souci e Progresso, para que facilitem o acesso dos profissionais aos locais de vistoria pela busca de criadouros efetivos das larvas do mosquito. Todos os agentes estarão devidamente identificados com crachá e colete da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul.

O diferencial dessa ação é que contará com a participação da equipe da Secretaria de Obras e Viação que estará passando nas ruas dos bairros Sans Souci e  Progresso, retirando qualquer tipo de objeto inservível e entulho que possa servir como criadouro do mosquito. Sendo assim, o Governo Municipal solicita aos moradores desses bairros, que coloquem em frente as suas casas qualquer objeto que esteja servindo de acúmulo de água parada. De forma emergencial e devido a uma questão de saúde pública, somente nesse sábado (12), o caminhão da SMOV fará o recolhimento desses entulhos a fim de evitar novos focos do mosquito Aedes aegypti nessas localidades.

“Vamos de casa em casa buscando envolver toda a comunidade. Nossa meta é conscientizar o maior número de pessoas possíveis para que elas sejam realmente comprometidas para combater o mosquito”, destaca o Prefeito Municipal, Sérgio Munhoz.  O novo Secretário municipal de Saúde, Rogério Dias, ressalta que “ O país está passando por um momento muito delicado devido ao aumento da proliferação da larva do mosquito Aedes aegypti. Aqui na nossa Eldorado do Sul, ainda não temos nenhum caso confirmado, mas é muito importante que possamos trabalhar todos juntos na prevenção, por isso precisamos da participação e envolvimento da população eldoradense”.

Entre as ações de prevenção, a Prefeitura de Eldorado do Sul alerta a população para tampar reservatórios de água, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos de forma adequada. A população também deve descartar pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos e abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.